Quando se trata disso, existem quatro pontos-chave para focar. Especificamente em relação a dois personagens, uma intenção de encerrar a série ali e, finalmente, a culminação do arco de um personagem dentro desta história. A Saga Cell começa um pouco mais tarde, mas é a culminação de uma ameaça maior que possui a maioria das características dos seus predecessores. O crescimento de Gohan mostra um progresso incrível, mas o vilão que é Cell também demonstra a sensação de um inimigo invencível.
Presença e Carisma de Cell
Para começar, é importante mencionar que Cell, como um monstro, foi antecipado e sugerido durante a saga dos Androides, à medida que cidades inteiras de pessoas desapareciam por todo o mundo. Este detalhe pode ser pequeno, mas serviu para apresentar a audiência ao vilão perfeito da série até o momento, um ser biologicamente perigoso que consome pessoas com sua agulha e muito mais inteligente e astuto quando se trata de lutar contra seus oponentes com seus próprios movimentos. Cell é a personificação de tudo o que os Guerreiros Z acumularam em termos de habilidade, e Cell replica perfeitamente suas habilidades devido à sua natureza genética e à experiência incorporada. Isso o torna muito mais perigoso do que muitos poderiam inicialmente pensar e, à medida que ele absorve os androides e se transforma em diferentes formas, seu carisma, força geral e personalidade se destacam, tornando-o um vilão muito mais meticuloso.
Parte do que faz Cell ser bem-sucedido como vilão, seja ele imperfeito, semi-perfeito ou perfeito, deve-se à sua personalidade mais astuta, metódica e, ao mesmo tempo, arrogantemente paciente. Apesar de suas intenções serem de atingir a perfeição, mesmo que às custas de outras vidas; ao contrário de Freeza, Cell tem o desejo de batalha de um Saiyajin, já que compartilha as mesmas células de Goku e Vegeta, o que possibilitou os Jogos Cell, ao invés de Cell simplesmente destruir o mundo e encerrar o arco naquele momento. Cell organizou uma motivação orgânica e um torneio que replicava em grande parte o que suas células Saiyajin ditavam que ele fizesse. O aspecto interessante dele é que ele representa os aspectos negativos do orgulho Saiyajin de Goku e Vegeta, o que é especialmente evidente durante as lutas entre ele e Goku, e mais tarde em sua luta final contra Gohan. No geral, sua presença significa uma certa condenação e é desafiada pela próxima geração na forma de Gohan, o que leva ao clímax do arco e, o que é importante, a outros dois personagens que ainda não foram mencionados. O arco de redenção lenta de Vegeta e ponto de virada em seu personagem, e o potencial de Gohan com sua transformação em Super Saiyajin 2.
Por que a Batalha Climática de Gohan Contribuiu para a Perfeição
Dizer que o destaque da Saga Cell é a transformação e luta de Gohan contra Cell é um eufemismo. A sequência de eventos que levam Gohan a testemunhar a morte de 16, a se transformar em Super Saiyajin 2 e, finalmente, derrotar Cell com um poderoso Kamehameha; tudo isso é parte fundamental do que torna o Arco Cell perfeito aos olhos de muitos fãs e à experiência de Dragon Ball Z. No entanto, a batalha climática funciona tão bem não apenas por causa dos eventos que aconteceram neste arco, mas também devido à construção dos arcos anteriores. Mostrando a passividade e o medo inicial de Gohan na Saga dos Saiyajins, sua coragem e vontade de se tornar mais forte na Saga de Freeza e, finalmente, ele aceitando seu papel como protetor da Terra e percebendo sua verdadeira força quando tudo está em jogo. A preparação é o que permite que a Saga Cell atinja alturas máximas na narrativa.
Claro, o desenvolvimento de Vegeta ao longo da série não deve ser esquecido, apesar de não ter um foco tão grande no arco Cell quanto muitos esperariam. Felizmente, a Saga Cell provou ser uma possível conclusão para a série, especialmente com o crescimento e a história de Gohan. Graças a esse detalhe, a Saga Cell permaneceu na memória de muitos como o ponto alto de Dragon Ball Z. No geral, o anime Dragon Ball Z provou ter suas próprias sagas aperfeiçoadas, e a Saga Cell demonstra isso de maneira brilhante.
Confira também:
- Os 10 personagens mais fortes do fim de Dragon Ball Super que não são deuses ou anjos
- Dragon Ball Super – Lista de Episódios Filler para você pular
- Dragon Ball Z – Confira o poder de luta dos principais personagens de todas as sagas
- Entenda por que Vegeta chama Goku de Kakaroto em Dragon Ball
- Entenda por que Vegeta não pode se transformar em Super Saiyajin 3 em Dragon Ball
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão diante de um novo desafio: Granolah, o sobrevivente. Este personagem sofreu na mão dos Saiyajins a mando de Freeza no passado, e agora busca vingança.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Dragon Ball Z pode ser conferido por completo na Crunchyroll.