InícioAnimeGojo e A Maldição do Mais Forte em Jujutsu Kaisen

Gojo e A Maldição do Mais Forte em Jujutsu Kaisen

Não há dúvida de que Satoru Gojo é o mais forte, tanto para os fãs de Jujutsu Kaisen quanto para os personagens dentro do próprio show. No entanto, a solidão o atormenta no topo, e o homenageado não é exceção à regra.

Quando Gojo foi introduzido na série, ele foi um sucesso instantâneo entre os fãs de Jujutsu Kaisen. Ele é um sensei carismático com uma habilidade absolutamente quebrada em Limitless e os Seis Olhos, e poucas coisas a comunidade de anime ama mais do que personagens superpoderosos com personalidades cativantes.

À medida que a série avança, os aspectos negativos do status de Gojo como o mais forte têm se tornado mais aparentes à medida que mais detalhes de sua história são revelados.

Deslocando o Equilíbrio Desde o Nascimento

Gojo e A Maldição do Mais Forte em Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Sendo o primeiro usuário de Limitless e Seis Olhos nascido em 400 anos, o nascimento de Gojo imediatamente desequilibrou o poder no mundo do jujutsu. Muitas maldições se esconderam, muitas maldições se tornaram mais fortes apenas por causa de sua existência, e recompensas superiores a 100 milhões foram colocadas em sua cabeça por aqueles que queriam que as coisas permanecessem como estavam. Embora isso seja impressionante, os efeitos disso em sua infância precisam ser considerados.

A melhor maneira de entender como isso afetou Gojo é olhar para sua personalidade nos eventos atuais do show. Gojo é arrogante, afirmando que é o mais forte sem hesitação e indo até o ponto de dizer que pode derrotar o Rei das Maldições, Ryomen Sukuna, em seu poder total. Essa confiança não vem do nada; ela vem das experiências que ele teve crescendo com um alvo constante em suas costas.

O fato de ele ter chegado à adolescência e não ter morrido antes de poder falar, considerando que tanto os usuários de maldições quanto as maldições queriam sua morte desde o nascimento, é motivo suficiente para qualquer um pensar que é o mais forte.

Ser capaz de intimidar assassinos quando criança apenas olhando para eles após perceber sua presença é o tipo de poder que ninguém mais tem, e Gojo definitivamente sabia disso. Gojo provavelmente sabia que era diferente de todos os outros desde o momento em que ganhou consciência, e esse é o tipo de realização que cria solidão. Felizmente, porém, ele faria um amigo que consideraria seu igual.

Escola Jujutsu

Gojo e A Maldição do Mais Forte em Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Os anos de adolescência de Gojo na Escola Jujutsu são os que ele considera os melhores anos de sua vida. Afinal, foi aqui que ele conheceu seu melhor amigo, Suguru Geto. Geto foi a primeira pessoa na vida de Gojo que realmente poderia desafiá-lo, e Gojo o respeitava muito por isso.

Eles eram constantemente colocados em missões juntos e eram conhecidos coletivamente como os mais fortes. Sua força era tão única e grande que o Mestre Tengen os designou para proteger e entregar a Vasilha Estrela Platinum, Riko Amenai, a ele para que ele pudesse se fundir com ela.

Eles falhariam em sua missão de proteger e entregar Amenai ao Mestre Tengen, uma falha que influenciaria sua moralidade e caminhos de vida para sempre. Depois de despertar em sua batalha contra Toji Fushiguro, Gojo atingiria um novo nível onde ninguém era seu igual, nem mesmo Geto. Isso levou a dupla a ser designada para missões sozinhos, já que Gojo foi enviado para lidar com os maiores problemas da Escola Jujutsu. Geto, por outro lado, continuou consumindo mais e mais maldições.

O processo repugnante de consumir espíritos amaldiçoados e sua incapacidade de proteger Amenai começaram a afetá-lo profundamente. Eventualmente, Geto atinge seu limite e segue um caminho extremo para eliminar todos os não-feiticeiros e se livrar permanentemente das maldições.

A perda de Amenai e o fracasso em evitar que seu melhor amigo seguisse um caminho sombrio influenciaram profundamente as escolhas de vida de Gojo e a maneira como ele se expressa. Amenai era alguém com quem ele se identificava muito.

Ela era alguém que havia sido designada para um papel específico desde o nascimento sem escolha, apesar de nunca ter pedido por isso, assim como ele simplesmente aconteceu de nascer com suas habilidades e status.

Geto era seu melhor amigo, e mesmo assim ele não podia fazer nada para fazê-lo voltar ao caminho certo. No final das contas, seus anos de adolescência mostraram que Gojo era essencialmente um deus incapaz de mudar o resultado dos eventos que mais desejava mudar, e esse fato o assombraria até os dias atuais.

Gojo Sensei, O Feiticeiro Mais Forte

Reprodução: Jujutsu Kaisen

Gojo se torna um juggernaut imparável e usa seu poder para criar a mudança que deseja ver no mundo do jujutsu. Ele coloca em prática a mudança que deseja ver cultivando a próxima geração de feiticeiros de jujutsu. Como professor, ele executou sua missão da melhor maneira possível, apesar dos superiores tentarem impedir seu progresso a cada passo.

Apesar disso, fica claro que Gojo está dolorosamente sozinho. Para começar, sempre que algo dá errado, ele e somente ele têm que assumir a responsabilidade dada pelos superiores para resolver o problema. Da mesma forma, se ele optar por ir contra os superiores, a responsabilidade está em seus ombros, já que ele geralmente tem que arriscar a própria vida com suas decisões.

Sua solidão também transparece na maneira como ele ensina. Por exemplo, ele diz explicitamente a Megumi Fushiguro que a feitiçaria de jujutsu é um esporte individual e que, quando alguém morre, está sempre sozinho.

Ele nunca se preocupa em esconder sua visão de mundo ao dizer isso a Megumi, e fica claro o quão diferente ele é de Megumi quando este afirma que nunca conseguiria alcançar seu nível em sua luta contra o portador do dedo. A verdade é que essa perspectiva é a de um homem que atingiu o ápice e está sozinho no topo.

Quando os fãs são apresentados a Satoru Gojo, ele é apenas um personagem com uma habilidade extremamente satisfatória e poderosa. No entanto, com o tempo, ele se tornou muito mais do que isso, e de uma maneira triste. Gojo é alguém amaldiçoado por ser o mais forte. Ele é um deus inepto incapaz de fazer as mudanças que deseja com seu poder. Gojo pode ser o mais forte, mas também é sobrecarregado pela solidão que poucos outros entendem.

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.

Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.

Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.

Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.

Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.

Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Fã obcecado de Souls-like e curto uns FPS e animes