Desde os primeiros episódios e capítulos de Jujutsu Kaisen, muitos fãs ficam com a dúvida: Kenjaku e Suguru Geto são a mesma pessoa? A confusão acontece principalmente porque a série apresenta o corpo de Geto sendo utilizado por outro personagem, sem explicações claras no início da história.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
A resposta curta é: não, Geto e Kenjaku não são a mesma pessoa. Kenjaku é um antigo feiticeiro amaldiçoado que tomou posse do corpo de Suguru Geto após sua morte. Essa revelação só é totalmente esclarecida nos arcos mais avançados do mangá, sendo um dos grandes pontos de virada da narrativa.
Como Kenjaku tomou o corpo de Geto?
A transformação começa a ser entendida melhor com os eventos mostrados no arco Inventário Oculto. Após a trágica morte de Riko Amanai, Suguru Geto entra em colapso psicológico e passa a questionar os princípios do mundo dos feiticeiros, se tornando um “terrorista jujutsu”.
Mais tarde, durante os eventos de Jujutsu Kaisen 0, ele enfrenta Yuta Okkotsu e acaba sendo derrotado. Ao final da história, Gojo encontra Geto gravemente ferido e, como revelado mais tarde, ele é quem o mata — mas não queima seu corpo.
Esse detalhe foi crucial para Kenjaku, que tem uma técnica amaldiçoada que permite transferir sua consciência para outros corpos. Ao encontrar o corpo de Geto intacto, Kenjaku toma posse dele, aproveitando o fato de que Geto era um dos feiticeiros mais poderosos, com habilidades como a Manipulação de Espíritos Amaldiçoados.
Por que Kenjaku se passou por Geto?
Durante os primeiros arcos de Jujutsu Kaisen, Kenjaku, no corpo de Geto, aparece ao lado de Mahito e de outras maldições. Ele continua sendo chamado de “Geto”, mas nunca corrige ninguém. Isso gera ainda mais confusão, tanto nos personagens quanto no público, até o grande momento da revelação no arco do Incidente de Shibuya.
A escolha de manter a identidade de Geto foi estratégica. Ao se parecer com o antigo aliado de Gojo, Kenjaku consegue enganá-lo e selá-lo dentro do Reino da Prisão, mudando completamente o rumo da história.
A cicatriz na testa: a marca de Kenjaku
Uma das pistas mais evidentes da presença de Kenjaku no corpo de Geto é a cicatriz na testa, onde o cérebro do verdadeiro Kenjaku fica visível. Essa é a marca registrada de sua técnica amaldiçoada, e aparece sempre que ele toma posse de um novo corpo.
Além disso, personagens como Choso percebem que algo está errado. Em determinado momento, Choso chama Kenjaku de Noritoshi Kamo, revelando que esse feiticeiro já ocupou vários corpos ao longo dos séculos, sendo um dos personagens mais antigos e perigosos da série.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Jujutsu Kaisen tem um anime desenvolvido pelo Studio Mappa (o mesmo de Attack on Titan) com duas temporadas disponíveis no Crunchyroll.