Dragon Ball tem uma tendência a transformar seus vilões mais temíveis em aliados dos protagonistas após Goku vencê-los. Personagens como Vegeta, os Androides 17 e 18 e Majin Buu se tornaram Guerreiros Z após seus respectivos arcos.
Mas quando o Torneio do Poder teve início, umas das adições mais surpreendentes ao elenco de protetores do Universo 7 foi Freeza, e pode ser que este vilão também entre de vez para o time dos Guerreiros Z.
Mestre Kame deu uma dica de que isto pode acontecer durante um flashback no episódio 130 de Dragon Ball Super, dizendo que “Goku tem pessoas que ajudam uns aos outros a se levantar. Não só todos nós nos gostamos muito, mas nossa existência também dá força à Goku. Tenho certeza que ele não acredita, nem por um momento, que chegou tão longe sozinho.”
Mestre Kame ainda foi além, dizendo que “Mesmo quando está lutando, ele possui um jeito de atrair aqueles ao ser redor,” e como Freeza se tornou um dos lutadores finais do Universo 7, ele está começando a mostrar sinais de mudança em seu comportamento maléfico. Voltar dos mortos durante o Torneio do Poder já foi o suficiente para tornar Freeza neutro, mas mesmo podendo ter traído o Universo 7 (enquanto ainda lutava por seu objetivo principal, o de reviver), o vilão está agindo de uma forma muito diferente da que os fãs imaginavam.
Uma grande traição ainda não aconteceu, mesmo quando Freeza teve sua chance. Freeza trabalhou junto com Gohan e salvou Goku durante o Torneio do Poder, o que já mostra uma mudança em seu comportamento, mesmo que pequena.
Freeza está lentamente mudando assim como Vegeta mudou, anos atrás. Suas ações podem muito bem provar que esta teoria está errada, mas até o momento tudo que ele fez corrobora com o que foi dito neste post.