Anime

Estes são todos os Jutsus Visuais de Naruto

Em Naruto, alguns ninjas não precisam utilizar selos de mão para moldar chakra e realizar jutsu. Através de olhos especiais, que passam de geração para geração entre as famílias, eles podem utilizar técnicas exclusivas que não podem ser aprendidas. A estes olhos (e essa habilidade) se dá o nome de dojutsu (Dōjutsu (瞳術; “Técnicas Oculares”;)).

Tecnicamente qualquer técnica que faça o uso da visão para utilizar um jutsu é um dojutsu, mas nesse post falaremos exclusivamente dos Kekkei Genkai.

Muito provavelmente por causa da origem genética dos dojutsu serem dos Otsutsuki, o funcionamento desses olhos costuma ser diferente dos jutsus comuns.

A começar pela não necessidade de utilização de selos de mão para moldar chakra. Diferente de quase qualquer outro jutsu, os jutsus visuais  não envolvem quase nenhuma manipulação prévia de chakra para serem executados.

É impossível aprender técnicas dojutsu. Pelo menos por ninjas que não possuem o dojutsu em primeiro lugar.

Apesar disso, é possível transferir o dojutsu de uma pessoa para outra que não tenha nenhuma relação sanguínea. Apesar desse dojutsu transplantado ter alguns efeitos colaterais, ele funciona normalmente.

E enquanto os olhos especiais podem ser exauridos, isso não significa que o usuário esteja exaurido de chakra. Ou seja, os caminhos de chakra para os olhos parecem ter alguma coisa especial que permite essa diferença para os dojutsu.

Os Três Grandes Dojutsu

Por causa de sua proeminência na história shinobi, o Byakugan, o Sharingan e o Rinnegan são conhecidos como os Três Grandes Dojutsu.

Inicialmente fomos apresentados apenas para o Byakugan e o Sharingan, com o Rinnegan sendo tratado como um poder quase divino.

Após os eventos anteriores a Naruto, o Byakugan se tornou o dojutsu com o maior número de usuários conhecidos (e vivos).

Todos os Dojutsu Conhecidos

Byakugan

O Byakugan é um kekkei genkai que se originou diretamente no clã Otsutsuki. Após alguns Otsutsuki — filhos de Kaguya — se assentarem na Terra e na Lua, o dojutsu se manifestou principalmente no clã Hyuuga.

Esse dojutsu, quando ativado, expande as capacidades visuais do usuário. Com o treinamento adequado, o usuário ganha um campo de visão de 360º de 50 metros de diâmetro — que pode ser expandido para quilômetros de uma visão quase perfeita.

Ainda permite que o usuário veja chakra e o sistema circulatório interno de outras pessoas e criaturas.

A visão do usuário pode ver através de barreiras comuns, como paredes e fumaças, com apenas algumas barreiras especiais sendo capazes de impedir a visão do Byakugan.

Alguns usuários (geralmente Otsutsuki) possuem poderes ainda mais impressionantes, como Momoshiki afirmando que seu Byakugan podia ver o destino de outras pessoas — mas não o próprio.

Kaguya podia “ver” a mente da vítima, podendo alcançar sentimentos, pensamentos e até memórias. Mesmo Hamura, outro Otsutsuki dotado do Byakugan, foi incapaz de repelir esse ataque.

Ela podia também imobilizar alvos através de pulsos de chakra emitidos com o Byakugan.

 

Sharingan

Uma derivação dos dojutsu originais dos Otsutsuki, o Sharingan é um jutsu visual que passou de um dos filhos do Sábio dos Seis Caminhos e se assentou no clã Uchiha.

Os poderes do Sharingan se dividem no Olho do Entendimento e no Olho do Hipnotismo.

O Olho do Entendimento cobre as habilidades visuais do Sharingan. Coisas como ver chakra e ser capaz de distinguir características dessa energia, detectar irregularidades no fluxo de chakra de outras pessoas e etc.

Também dá ao usuário uma incrível percepção, que permite que eles “leiam” pessoas, até as movimentações corporais mais sutis. Isso permite que possam “prever” a movimentação de combate de um adversário por exemplo. Ou permite que eles leiam automaticamente os lábios de outras pessoas ou compreendam selos de mão instantaneamente.

Por fim, o Olho do Entendimento permite que eles memorizem ninjutsu, genjutsu e taijutsu com grande eficácias, permitindo que eles possam rapidamente copiar técnicas adversárias.

O Olho do Hipnotismo permite que o usuário possa criar um tipo especial de genjutsu, invocado apenas com o contato visual com o Sharingan. A ilusão vai desde uma sugestão comportamental até mesmo o total controle do corpo da vítima. Uchihas poderosos podem usar essa habilidade até mesmo para controlar Bestas com Cauda.

Outra habilidade do Olho do Hipnotismo é a habilidade de “ver o futuro”. Com uma mistura de “truque de mágica” e um leve hipnotismo, o Uchiha pode convencer a vítima de que é capaz de copiá-la mais rápido do que a própria vítima é capaz de fazer os movimentos. Em combate, isso pode causar confusão ou atraso suficiente para ser decisivo.

 

Mangekyo Sharingan

Uma versão avançada do Sharingan, que aparentemente é despertada quando o usuário presencia a morte de uma pessoa querida. Além da habilidade de invocar um construto gigantesco e extremamente poderoso de chakra com os dois olhos (Susanoo), o usuário ganha dois outros poderes especiais geralmente únicos.

Itachi, por exemplo, ganhou o poder de manipular o espaço-tempo dentro da mente do usuário através de um genjutsu chamado Tsukuyomi, o que ele podia usar para causar dias de tortura psicológica em apenas alguns dias.

Ele (e seu irmão Sasuke) podiam também criar um fogo negro que era impossível de ser apagado com meios comuns e que queimava tudo por sete dias e sete noites, o Amaterasu.

O Mangekyou Sharingan é muito estressante para o corpo da vítima, causando imensa dor em seu uso, geralmente causando até mesmo sangramento da mucosa dos olhos.

O uso do Mangekyou fatalmente levará a cegueira do usuário… A não ser que ele transplante um Mangekyou de um familiar próximo, o que resolve todo os efeitos colaterais do dojutsu.

 

Rinnegan

O mais poderoso dos três grandes dojutsu, o Rinnegan também parece ser um olho especial herdado diretamente dos Otsutsuki. Seus poderes(e sua cor) variam violentamente entre os usuários, mas esses olhos invariavelmente concedem grande poder.

Tê-los é estar próximo do Sábio dos Seis Caminhos e, portanto, próximo dos Otsutsuki.

 

Rinne Sharingan

O dojutsu dos quais o Rinnegan e o Sharingan são derivados. Apenas os que possuem o Rinnegan e se tornam o Jinchuuriki da Dez Caudas despertam esse dojutsu especial, que permite que o usuário lance um genjutsu capaz de alcançar o mundo todo e também se teleporte através de dimensões.

 

Tenseigan

Um poderoso dojutsu utilizado por Toneri Otsutsuki. É uma “forma” de “evolução” do Byakugan, sendo atingido ao misturar o chakra dos Otsutsuki com o Byakugan do clã Hyuuga. Em termos de poder, é similar o Rinnegan — Toneri afirmava ser tão poderoso quando Madara Uchiha quando na posse do Tenseigan.

Além de um modo de chakra especial, o Tenseigan permitiu a criação de Esperas do Caminho da Verdade, o que é de fato um indicativo de extremo poder.

 

Jougan

Esse dojutsu, exclusivo de Boruto Uzumaki, não é exatamente conhecido, justamente por aparecer pela primeira vez no protagonista de Boruto: Naruto Next Generations. Ele parece ter algumas habilidades do Byakugan, como a capacidade de ver chakra, com o Sensoriamento de Emoções Negativas de Naruto.

É difícil dizer o quão poderoso ou sequer que poderes ele garantirá Boruto no futuro. Sabemos apenas que ele está ligado aos Otsutsuki (Momoshiki pareceu “reconhecer” o Jougan) e que ele será importante para o destino do jovem ninja.

 

Dojutsu de Isshiki Otsutsuki

Esse dojutsu não tem um nome específico e possui um visual absolutamente único. Com ele, Isshiki podia utilizar o Sukunahikona, uma habilidade que permitia que ele diminuísse (ou retornasse) de tamanho instantaneamente. Ele podia usar essa habilidade em outros objetos inanimados.

Ele também podia usar o Daikokuten, que permitia que ele armazenasse qualquer coisa diminuída pelo Sukunahikona em uma dimensão particular onde o tempo não para.

A combinação desses poderes, somado a fisiologia Otsutsuki de Isshiki o transformou em um adversário poderoso o suficiente para superar Naruto e Sasuke juntos, diversas vezes.

 

Ketsuryuugan

Olho do Sangue do Dragão é um dojutsu de alguns membros do clã Chinoike. Ele pode ser utilizado para performar genjutsus poderosos, similares em potência aos do Sharingan. Outra habilidade é o de controle de líquidos com grande concentração de ferro, como sangue ou outras águas minerais.

Outros Dojutsu

Alguns dojutsu foram utilizados sem maiores explicações ou origens específicas, geralmente em episódios exclusivos do anime ou para algum filme. Por sua não-relação com outros dojutsu, eles ficam meio “de fora” dos outros na classificação dos Jutsus Visuais.

 

Kekkei Genkai de Ranmaru

Ranmaru possuía um kekkei genkai que, quando ativado, causava seu olho a se tornar um vermelho brilhante. Esses olhos permitiam que ele tivesse uma visão penetrante, além de suprimir outros dojutsu por perto, tal como o Byakugan.

Predição

Em Naruto Shippuden o Filme, Shion possui um dojutsu que permite que ela veja o futuro de uma pessoa. Geralmente de forma involuntária para mostrar a eventual morte dessa pessoa.

Olho Noturno

Yome possui um dojutsu que permite que ela dilate as pupilas e possa rastrear inimigos através de minúsculas gotas de água. Ela também podia aumentar suas habilidades de evasão durante o combate.

 

 

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

 

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade