O tratamento de Vegeta na história de Dragon Ball não é exatamente dos melhores. Apesar de ser considerado o maior rival de Goku, o Príncipe dos Saiyajins conheceu as derrotas mais humilhantes durante a série.
Diversas vezes o orgulhoso Vegeta foi pego até chorando em combate, após ter sido derrotado por um inimigo muito mais poderoso, como Freeza, Androide 18, Cell Perfeito, etc.
Mesmo assim, Vegeta teve seus momentos onde seu poder estava junto de suas bravatas e os vermes malditos conheceram o poder absoluto do Príncipe e onde vimos que ele não é qualquer um.
Vegeta contra Zarbon
Vegeta perdeu o primeiro combate entre os dois, quando o subordinado de Freeza mostrou sua forma de batalha e deixou o Saiyajin inconsciente no fundo de um lago. Para azar de Zarbon, Vegeta sobreviveu ao encontro e o boost de poder que recebeu por ter sobrevivido e se recuperado de um encontro com a quase-morte foi o suficiente para ele demolir o inimigo no segundo encontro.
Vegeta contra Jeice
Apesar de ridicularizados, as Forças Ginyu eram a elite do exército de Freeza, sendo muito mais poderosos que os guerreiros que vimos até então. O mesmo Vegeta que perdeu em combate para um poderoso Recoome, recebeu outro boost com a chegada de Goku e derrotou Jeice sem muitas dificuldades.
Vegeta derrota o Androide 19
Após Goku perder sua batalha contra o android palhaço (???) devido ao seu problema cardíaco, Vegeta aparece e demonstra pela primeira vez sua transformação em Super Saiyajin, em um dos momentos mais épicos não só de Vegeta ou de Dragon Ball, mas dos animes em geral. O Príncipe dos Saiyajins procede com o combate simplesmente brincando com o Androide antes de o aniquilar completamente.
Vegeta Humilha Cell Semi-Perfeito
Como sempre, o momento de Vegeta costuma vir logo após uma derrota humilhante. O encontro com os Androides 17 e 18 não resultou em nada bom para ele, que precisou dar uma passadinha na Sala do Tempo com Trunks e descobrir um nível de poder além do Super Saiyajin. Foi o suficiente para voltar como o guerreiro superior e colocar Cell Semi-Perfeito – que até então tinha colocado os Androides para correr – e fazer o monstro verde comer terra.
Goku contra Vegeta
Em outro momento absolutamente clássico do anime, Vegeta tem uma recaída para o lado do mal e se permite ser controlado por Babidi para receber um aumento de poder. Após matar uma galera no Torneio de Artes Marciais, Goku topa enfrentar Vegeta para uma revanche e Vegeta ignora o controle do feiticeiro para lutar. Com ambos na forma Super Saiyajin 2, ninguém tem o controle da luta e Vegeta tem vários momentos de superioridade.
A batalha só acaba com o despertar de Majin Buu, onde Vegeta nocauteia Goku para enfrentá-lo sozinho.
O sacrifício contra Majin Buu
Após perceber que o demônio Majin Buu era demais para seu nível de poder, Vegeta se redimiu de sua recaída para o lado do mal ao se sacrificar em um ataque extremamente poderoso para eliminar a ameça. Não sem antes demonstrar amor e carinho pelo seu filho Trunks em um dos momentos mais tocantes do Príncipe dos Saiyajin. Não fosse o desconhecimento do restante dos Guerreiros Z sobre as habilidades regenerativas de Buu, poderia ter funcionado.
Vegeta enfrenta Beerus
Vegeta era um dos poucos personagens da série com conhecimento de algumas hierarquias galáticas, como sobre os Deuses da Destruição e seus poderes extremos. Durante a presença de Beerus, Vegeta fez de tudo para agradá-lo para evitar a destruição da Terra e seus habitantes. Foi necessário que Goku atingisse uma forma divina para estimular Beeurs a utilizar uma baixa percentagem de seu poder real.
Mas bastou Beerus atacar Bulma para despertar um poder inimaginável no Príncipe, que por alguns momentos foi mais do que o Deus da Destruição pode aguentar.
A vingança contra o Freeza Dourado
Freeza sempre despertou ódio genuíno de Vegeta por causa da opressão e destruição da raça Saiyajin e pela derrota humilhante que ele sofreu no planeta Namek. Após ele ter despertado sua forma Dourada e ter dado uma correria até para Goku, Vegeta entrou no combate e provou que o tirano estava em errado em duvidar de seus poderes. Vegeta demoliu Freeza e o teria matado, não fosse o vilão um perdedor tão ruim que iniciou uma explosão do planeta para escapar da morte.
A batalha contra Toppo
No Torneio de Poder, após diversas vitórias menores, Vegeta se encontrou em combate contra Toppo. O segundo guerreiro mais poderoso do Universo 11 havia despertado poderes de um Deus da Destruição e nem isso foi o suficiente para parar Vegeta, que trouxe a técnica que utilizou contra Majin Buu de volta para assegurar mais uma vitória para o Universo 7.
Existem algumas menções honrosas, como seu Final Flash contra Cell Perfeito e sua influência na derrota verdadeira desse vilão, seu combate contra Jiren e contra Broly, que não resultaram em vitória mas não foram derrotas humilhantes.
E aí, qual seu momento favorito de Vegeta em Dragon Ball Super até agora?