PUBLICIDADE
InícioAnimeEste era o conceito inicial de Bleach e ele era bem diferente

Este era o conceito inicial de Bleach e ele era bem diferente

Hoje, Bleach é um dos mangás mais famosos e influentes de todos os tempos, parte do icônico Big 3. Mas seus começos, há mais de vinte anos, foram tudo menos fáceis. Um jovem artista em ascensão lutava para se firmar na Shōnen Jump, indo de um cancelamento rápido de seu trabalho anterior a um sucesso mundial graças à determinação e ao incentivo dos melhores.

PUBLICIDADE

Como começou Bleach de Tite Kubo, e como ele se transformou no que conhecemos hoje? O chamado mangaká que não desenhava desafiou as expectativas e problemas de saúde para trazer milhões de leitores para a Soul Society com um punk de cabelo laranja.

Do Cancelamento à Grandeza

Este era o conceito inicial de Bleach e ele era bem diferente
Reprodução: Bleach
PUBLICIDADE

Tite Kubo começou seu trabalho na Shonen Jump com o one-shot Ultra Unholy Hearted Machine, em uma edição especial onde mangakás experientes e novatos publicavam novos one-shots. O trabalho de Kubo ficou em 4º lugar, superado por Romance Dawn de Eiichiro Oda. Isso desencadeou uma espécie de rivalidade entre os dois promissores novatos. Seu próximo one-shot foi intitulado Rune Master Urara. Kubo foi frequentemente repreendido pelo editor-chefe Kazuhiko Torishima, que em uma reunião acalorada bateu uma cópia de Dragon Ball e Fist of the North Star na mesa, dizendo a Kubo para escrever mangás como aqueles. Kubo se sentiu ofendido, pois conhecia bem essas duas séries. Seus superiores na Shonen Jump acreditavam nele, sabiam que ele era talentoso e alocaram espaço suficiente para ele na revista. Depois de um ano inteiro sem desenhar, Kubo submeteu um capítulo de storyboards para uma nova série intitulada Zombie Powder. Os editores aprovaram imediatamente para serialização.

Kubo era incrivelmente crítico de seu próprio trabalho a ponto de não ter coragem de desenhar, enquanto os editores da Shōnen Jump frequentemente o incentivavam e pressionavam para trabalhar. Zombie Powder foi cancelado após apenas seis meses, e depois de um ano de descanso, Kubo começou a trabalhar em seu próximo mangá.

Kubo inicialmente desenhou uma garota baixa, de cabelo preto, com uniforme escolar e uma foice desproporcional. Depois de desenhá-la com essa foice, ele teve a ideia de fazê-la uma Ceifadora de Almas. Ele nomeou a garota de “Rukia”. Kubo se inspirou na ideia de Deuses da Morte por causa de seu amor por Gegege No Kitaro e seu medo do pós-vida. Kubo então desenhou um garoto alto vestindo um terno e empunhando uma arma. Por causa disso, ele intitulou o projeto de “Snipe”.

No entanto, esse projeto foi rejeitado por seus editores, e enquanto se sentia incrivelmente desencorajado e desmotivado, ele recebeu uma carta de um mangaká aclamado que gostou de sua ideia e acreditava nele: uma carta de Akira Toriyama. Kubo continuou trabalhando na ideia, reformulando vários elementos. Ele queria que essa série fosse algo fresco e único. Ele trocou as armas por katanas e os ternos por quimonos, e intitulou a série de “Black”, referindo-se à cor dos quimonos dos personagens. No entanto, ele achou que esse nome não se destacava, então mudou para “Bleach”.

Bleach, um Sucesso Mundial

Este era o conceito inicial de Bleach e ele era bem diferente
Reprodução: Bleach

Kubo designou o garoto que desenhou como o novo protagonista e o fez um estudante de ensino médio de quinze anos com cabelo laranja e a habilidade de ver fantasmas, Ichigo Kurosaki. Ele não tinha planejado o Gotei 13 quando começou, mas sabia desde o início que o pai de Ichigo seria secretamente um Ceifador de Almas. O início de Bleach era direto, com Ichigo lutando contra monstros chamados Hollows, protegendo tanto os vivos quanto os mortos. Mas a afinidade de Kubo por abordar o conceito de morte e o pós-vida se mostrou muito cedo. Era evidente que essa ideia era vital para Kubo e seu trabalho.

PUBLICIDADE

Kubo falou sobre como ele se tornou incrivelmente apegado a seus personagens, querendo sempre retratar diferentes aspectos de suas vidas. Enquanto outras obras são muito centradas na trama, Bleach é completamente dirigido pelos personagens, já que Kubo considera seus personagens como o aspecto mais importante da história. Seus designs, personalidades e passados são o que Bleach representa. Kubo explica que ele projeta os personagens primeiro e depois cria suas histórias. Quanto aos Ceifadores de Almas, ele projeta o personagem e seu Zanpakutou ao mesmo tempo.

Bleach recebeu uma adaptação em anime em 2004, e enquanto o anime foi incrivelmente bem-sucedido, Kubo sentiu uma imensa frustração ao assisti-lo, pois o anime frequentemente descaracterizava seus personagens e constantemente retratava um romance entre Ichigo e Rukia que simplesmente não existia no mangá original. O anime também retratava Orihime Inoue como uma donzela inútil em perigo, indo contra a escrita pretendida de Kubo para a heroína de Bleach.

A Carta que Mudou Kubo

Reprodução: Bleach
PUBLICIDADE

Enquanto fazia Bleach, Tite Kubo adoeceu várias vezes, e sua saúde piorou a cada ano. Kubo estava sob muito estresse e dor física durante as partes finais da série. Um dia, ele recebeu uma carta de um fã que o incentivou a trabalhar e terminar Bleach da maneira que ele queria, além do que os outros queriam dele. Esta carta veio de um jovem garoto que estava terminalmente doente. Esse garoto vivia isolado, e ler Bleach e outros mangás o mantinha feliz. Kubo ficou profundamente emocionado com essa carta e enfrentou sua doença para terminar Bleach corretamente. Anos depois, Kubo agradeceu a esse garoto em uma entrevista, desejando ter podido conhecê-lo.

Bleach é um dos mangás mais vendidos de todos os tempos, no hall da fama do meio. Mas o caminho para chegar lá foi incrivelmente conturbado. O mangaká que simplesmente não desenhava criou uma obra amada por milhões ao redor do mundo. Agora, Bleach voltou mais forte do que nunca, com uma nova temporada de anime estelar, eventos especiais e um novo jogo no horizonte. Bleach é, novamente, o Número Um.

Bleach é um mangá e anime criado por Tite Kubo, tendo sido publicado entre 2001 e 2016, encerrando sua história em 366 capítulos.

PUBLICIDADE

No mundo de Bleach, conhecemos as aventuras de Ichigo Kurosaki, um jovem que ganha poderes de Ceifador de Almas após salvar Rukia Kuchiki.

Com os seus novos poderes, Ichigo é forçado a assumir o dever de guiar almas boas ao mundo pós-vida à Soul Society, e derrotar os Hollows (monstros espirituais malignos) que tentam devorá-las.

Atualmente, o arco final de Bleach está sendo produzido e exibido em partes no Japão. No Brasil, é possível assistir ao anime no Star Plus.

Nessa temporada final, Ichigo e seus amigos enfrentam Yhwach e os Sterniritters, e precisam salvar a Soul Society e o mundo todo da maior ameaça de todas, enquanto Ichigo continua descobrindo sobre o próprio passado.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.