Dragon Ball é uma obra criada por Akira Toriyama lá nos anos de 1900 e bolinha e que, mesmo que sem querer, ficou extremamente famoso e ainda conquista mais e mais fãs ao redor do mundo.
Com o fim de Dragon Ball original, fomos apresentados a Dragon Ball Z, uma continuação direta da obra e que contava a história de Goku já adulto, mas algo que não faz muito sentido no nome é justamente esse ‘Z’. Afinal, o que ele significa?
Mesmo com diversas teorias acerca de uma simples letra, o próprio Toriyama certa vez teve que se manifestar a respeito da polêmica. De acordo com ele, o nome original da obra seria Dragon Ball 2, mas por conta da “fonte” que ele escolheu, os produtores confundiram o número com a letra Z e daí surgiu o nome.
Mesmo com toda essa confusão, Toriyama veio novamente a público para dizer o que significada esse tal Z e, de acordo com ele, essa letra tem um propósito bem importante.
De acordo com ele, esse tal Z significa ‘zenkai’, que em japonês significa “última vez”, pois Toriyama queria dar um fim na obra.
Além disso, zenkai também é relacionado à habilidade que os saiyajins têm de se curar após uma batalha, permitindo a recuperação de células S em seu corpo. Além de ajudarem no processo de cura, elas também são responsáveis pela evolução dos guerreiros a partir de vários e vários treinamentos.
Sendo assim, o tão enigmático Z literalmente significa o fim da obra, mas todos sabemos que não foi exatamente isso o que aconteceu.