A franquia Dragon Ball é recheada de momentos épicos, mas sem dúvida um dos mais inesquecíveis para os fãs é a luta de Cell contra Gohan em Dragon Ball Z. Além de ter uma carga dramática bem forte, já que Gohan tinha acabado de perder o seu pai, esse combate também serve para mostrar o verdadeiro poder do herdeiro de Goku.
Obviamente, se pensarmos apenas em termos de roteiro, por mais que o Cell parecesse um inimigo praticamente impossível de ser derrotado, a luta realmente estava destinada a ser vencida por Gohan, para que esse finalmente fosse o seu grande momento de superação e o entregasse um pouco mais de protagonismo até que Goku retornasse para a Terra.
No entanto, por mais que isso faça parte da construção de um personagem em uma obra shonen, na própria história de Dragon Ball existe um motivo que justifica Gohan ter conseguido derrotar Cell.
Para entendermos esse motivo, primeiro precisamos voltar para a origem de Cell. Basicamente, Cell é a criação final de Dr. Gero, que embora tenha sido completado pelo seu Super Computador, foi pensado para ser o mais poderoso guerreiro de todos os tempos.
Justamente por isso, Genos utilizou na criação de Cell o DNA de poderosos lutadores como Goku, Piccolo, Vegeta e Freeza. Assim, quando Cell finalmente chegou na sua forma perfeita após absorver diversos seres vivos, ele era praticamente invencível, já que conseguia alterar o seu código genético para replicar a força e os ataques daqueles que faziam parte do seu DNA.
Dessa forma, o Kamehameha de Cell era tão poderoso quanto o de Goku, pois se tratava literalmente da mesma técnica com o mesmo uso de energia. Esse é o motivo pelo qual nenhum dos outros Guerreiros Z conseguiu derrotar o vilão, pois era como se eles sempre tivessem lutando contra uma versão aprimorada si mesmo.
Mas no caso de Gohan, as coisas aconteceram de uma maneira um pouco diferente. Como Genos não coletou o DNA do garoto, pois não o achava uma ameaça relevante, Cell não possuía os seus dados genéticos e acabou sendo completamente surpreendido quando Gohan se transformou em Super Saiyajin 2, já que ele era o primeiro personagem a atingir essa forma.
Embora isso não chegue a tirar o mérito de Gohan naquele seu último Kamehameha, a derrota de Cell acabou sendo parcialmente culpa da própria arrogância do Dr. Gero.
Confira também
- Os 10 personagens mais fortes do fim de Dragon Ball Super que não são deuses ou anjos
- Dragon Ball Super – Lista de Episódios Filler para você pular
- Dragon Ball Z – Confira o poder de luta dos principais personagens de todas as sagas
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super se encontra em hiato após o surgimento de Freeza Black. Os fãs aguardam ansiosamente para descobrir como Goku e Vegeta conseguirão derrotar essa grande ameaça.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
No post de hoje, respondemos qual foi o verdadeiro motivo para Cell não ter conseguido superar Gohan em Dragon Ball Z.