O Torneio do Poder foi um grande evento em Dragon Ball Super que tinha o intuito de apagar completamente vários Universos de uma vez, deixando apenas o Universo vencedor vivo.
Para participar do Torneio, cada Universo precisou reunir seus melhores guerreiros e formar uma equipe, e foi assim que nasceu um dos times mais improváveis de toda a franquia Dragon Ball.
Enquanto a maioria dos Guerreiros Z faziam parte do Time do Universo 7, como Goku, Vegeta, Gohan, Kuririn, Tenshinhan e até mesmo Mestre Kame, os fãs foram pegos de surpresa quando os Androides 17 e 18 foram convidados, e mais surpresos ainda quando Freeza foi chamado do mundo dos mortos para participar.
Apesar da equipe ter ficado muito diversificada e bastante poderosa, muitos fãs questionaram a ausência de Yamcha no Torneio, já que ele sempre está junto dos Guerreiros Z quando é preciso.
Acontece que esta dúvida foi respondida em uma revista japonesa, enquanto o Torneio do Poder ainda estava sendo exibido no Japão, em 2017.
Segundo a revista, Yamcha não fez parte da equipe do Universo 7 simplesmente porque Goku esqueceu de convidá-lo.
É isso mesmo, a falta de cérebro de Goku foi o motivo por trás da ausência de Yamcha no Torneio do Poder.
A revista também explicou porque alguns outros personagens também não foram chamados. Goten e Trunks foram deixados de lado por serem jovens demais, enquanto Mr. Satan recusou o convite de antemão, para a surpresa de absolutamente ninguém.