A franquia Naruto possui uma variedade considerável de poderes, mas que por algum motivo acabam não sendo apresentados de forma uniforme durante toda história. Na série clássica, embora inicialmente vejamos poucos jutsus, os jovens shinobis ainda estavam começando o seu treinamento e aprendendo a utilizar técnicas mais avanças.
No entanto, quando finalmente temos o salto temporal para o Shippuden, todos ficaram quase 3 anos treinando, mas se olharmos para Naruto, veremos que ele quase não aprendeu habilidades novas, principalmente se compararmos com os arcos a partir da metade do Shippuden, onde em questão de meses, o jovem Uzumaki aprendeu a utilizar o Modo Sábio e outros diversos jutsus de Rank A.
Dessa forma, muitos fãs ainda se perguntam o motivo de Naruto ter aprendido “apenas” um Rasengan maior em três anos e logo depois, no desenvolvimento do Shippuden, ter dominado tantas habilidades.
Embora não exista uma explicação definitiva para isso, se olharmos para o trio de protagonistas, a única que realmente parece ter evoluído consideravelmente foi Sakura, já que até mesmo Sasuke aparentemente “só” aprendeu a lutar com uma espada e dominou o Jutsu de Substituição de Orochimaru, algo que o jovem Uchiha certamente seria capaz de fazer em menos de dois meses.
Mas a questão de Naruto é um pouco mais complexa, pois grande parte do seu treinamento não foi focado no desenvolvimento de novas técnicas, mas sim em controlar melhor o ódio da Kurama dentro dele, já que era justamente ela que tornar o seu chakra instável.
Assim, ele até melhorou a sua técnica de Invocação de Sapos e aprendeu Odama Rasengan , mas em relação ao domínio de taijutsu, ninjutsu e genjutsu, o seu avanço foi bem mais discreto.
Vale lembrar também que mesmo ficando mais forte, Naruto até possuía muitas técnicas, mas a sua variedade sempre foi pequena, já que diversas delas eram variações do Rasegan, um poder que Naruto escolheu dominar e o levou ao extremo.