Este é o motivo pelo qual Goku não ativou seu Instinto Superior ao enfrentar Broly em Dragon Ball Super: Broly

Goku se tornou uma das criaturas mais poderosas do multiverso ao despertar o Instinto Superior na reta final do Torneio de Poder e finalmente arrebentar o campeão do Universo 11, Jiren, na porrada.

O poder, porém, causou uma exaustão muito grande no corpo do herói, fazendo com que seu corpo entrasse em colapso antes que ele pudesse finalizar a luta, o que fez o Torneio se estender por mais vários episódios.

Mas essa foi a última vez que vimos esse poder em ação em séries canônicas de Dragon Ball. Nem nos últimos capítulos do anime, nem na nova série do mangá e nem no filme Dragon Ball Super: Broly. Por quê?

Depois do fim do Torneio de Poder, Goku e Vegeta estavam em uma luta treino, quando o Príncipe questionou a razão de Kakaroto não utilizar o Instinto Superior.

Goku respondeu que não sabia como ele tinha ativado, que imaginava que a pressão de Jiren havia acidentalmente o forçado a quebrar seus limites e atingir esse poder incrível.

O Torneio de Poder era um torneio que exigiu muito do corpo de Goku, que ficou a beira da morte diversas vezes ao enfrentar os poderosos adversários do multiverso e a derrota significaria a eliminação de todo o Universo 7 da existência.

Toda esse desespero fez com que Goku não tivesse outra opção que não levar seu corpo ao limite máximo, o que o fez despertar o Instinto Superior.

Já na luta contra Broly, quando o caldo realmente engrossou, ele e Vegeta fugiram para fazer a fusão. Goku nunca esteve realmente próximo de morrer e não havia a certeza de que Broly destruiria tudo.

Há inclusive uma cena no filme onde Goku fica por alguns segundos com os cabelos e olhos prateados, característica do Instinto Superior do herói, mas simplesmente se transforma em Super Saiyajin Blue.

O atual arco do mangá de Dragon Ball Super tem todo uma história baseada em Goku e Vegeta não serem capazes de derrotar o vilão com seus poderes habituais, incluindo Goku não sendo capaz de atingir o Instinto Superior e tendo que treinar com um Patrulheiro Galático secretamente poderoso.

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.