Naruto pode ser duro as vezes… Blá, blá, blá! Naruto teve uma infância dura sim, mas isso era basicamente o pré-requisito para ser um ninja na época dele. Todo mundo tem história triste pra contar, não apenas o ninja loiro de olhos azuis. E um grande exemplo de personagem que sofreu com as piores coisas estava logo ali do lado dele, em Sasuke Uchiha.
A vida do guri descarrilhou antes mesmo dele completar cinco anos de idade e o que aconteceu pela próxima década é material suficiente para uns cinco protagonistas shonen diferentes.
E analisando essa quantidade massiva de acontecimentos trágicos, podemos entender um pouco melhor de onde veio a vontade incrível que Sasuke tem de tomar decisões… questionáveis.
1 – O genocídio Uchiha
Esse é brabo. Não tem muito papo. Antes de sequer começar a pensar como gente, Sasuke testemunhou toda a família sendo brutalmente assassinada. Pelo próprio irmão.
Não acaba por aí, certamente. O tal irmão o colocou em uma ilusão que o obrigou a reviver o momento da morte dos pais em loop por mais de 24h.
E aí, quem ficaria normal depois de um evento desse, afinal?
2 – Receber a Marca da Maldição de Orochimaru
Os eventos traumáticos do genocídio Uchiha obviamente deixaram Sasuke completamente perturbado.
Mas o pouco tempo que ele passou como membro do Time 7 estava, aos poucos, curando suas feridas emocionais. Ele havia encontrado, novamente, uma família.
Mesmo que na forma de Naruto, Sakura e Kakashi.
E quando as coisas estavam realmente começando a encaixar entre esses ninjas, Orochimaru apareceu e recolocou em Sasuke a ideia dele ser o vingador do clã Uchiha.
De reintroduzir o anseio por uma busca incontrolável por poder.
Ao colocar a Marca da Maldição em Sasuke, o Sannin o lembrou de sua missão inicial: matar Itachi Uchiha. E isso tirou qualquer possibilidade de Sasuke continuar seu desenvolvimento emocional até o final de Shippuden.
3 – Matar Itachi
Todos os eventos traumáticos da vida de Sasuke estão ligados ao hediondo ato cometido por Itachi. O problema é que esses atos eram obra de engrenagens muito maiores do que apenas um ninja “maligno”.
Itachi estava a serviço de Konoha. O genocídio era a última escolha dos envolvido para evitar uma Guerra Civil que destruiria Konoha. A lealdade de Itachi estava com a Vila e não com o clã.
Itachi havia feito aquilo, principalmente, para salvar Sasuke de um futuro potencialmente pior. Ele viveu toda a vida, sem honra e dignidade, odiado por todos aqueles que ele protegeu e por quem ele mais amava: o pequeno Sasuke.
Mas Sasuke só descobriu isso após causar diretamente a morte do irmão. A satisfação temporária pela vitória rapidamente sucumbiu diante dos fatos.
4 – Perder o Braço
Completamente zureta das ideias após descobrir a verdade sobre Itachi, Sasuke decidiu que ele tomaria as rédeas dali para frente.
Ele destruiria o sistema Shinobi que causou tanto sofrimento em sua vida e, principalmente, na vida de Itachi. Ele se tornaria o “Hokage” de todo o mundo, forçando uma paz nuclear e abraçaria todo ódio e escuridão do planeta.
Mas claro que isso ia de encontro à filosofia de Naruto, que pretendia reformar o sistema sem se tornar um ditador assassino.
Sasuke eventualmente foi convencido à ajudar Naruto nessa jornada de melhorar o mundo mais numa boa, mas perdeu um braço na disputa.
Braço esse que ele optou por não substituir por uma prótese igual Naruto fez. O objetivo era ficar maneta para que sempre tivesse um lembrete de que o ódio não é o caminho.
O resultado prático, porém, é que toda vez que aparece um inimigo poderoso, Sasuke tem literalmente um braço a menos pra resolver a parada.
5 – Tomar uma surra do Rock Lee
Essa pode parecer meio fora de lugar na lista, mas pensa assim: tudo que Sasuke tinha nessa época era a fama de bonzão. Ele não tinha mais família, odiava o irmão e vivia sob olhares desconfiados da vila.
Mas ele ainda era o bonzão da academia. Um gênio Uchiha. Um dos mais promissores. Era admirado pelas meninas e invejado pelos meninos. Era superior.
E, do nada, aparece um genin ridículo que sequer consegue utilizar ninjutsu ou genjutsu e enche ele de porrada. Acaba com a única coisa que ele ainda tinha. Na frente de um “rival”, que era Naruto.
Confira também
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.