Quando falamos em séries de longa duração, é comum lembrarmos de Naruto ou One Piece. Mas pouca gente se dá conta de que Dragon Ball é mais antigo do que a maioria de nós! Afinal, a série começou a fazer sucesso lá na metade dos anos 80.
Apesar de não ter tido continuidade por muitos anos, o impacto gerado por Dragon Ball na indústria foi tão grande, que muitos aspectos da cultura pop passaram a ser influenciados pela série sem que a gente se desse conta.
Hoje vamos te mostrar 5 formas de como Dragon Ball acabou mudando a indústria shonen para sempre, ao introduzir alguns aspectos que passaram a ser recorrentes em histórias posteriores.
Evolução constante de poderes
Quando um personagem se depara com um vilão mais poderoso várias e várias vezes, começa a ficar chato se ele simplesmente começar a vencer por motivos sem muita explicação. Na fase clássica de Dragon Ball, vimos que o potencial de Goku era explorado quando ele aprendia uma nova técnica, mas ao longo de Dragon Ball Z, vimos isso indo além com os personagens aumentando constantemente seus poderes.
Isso gerou uma certa inversão de valores como conhecíamos. Antes, aprendia-se uma nova técnica. Agora, aprendia-se a ficar mais forte e adaptava-se esta técnica à um novo nível de poder.
Deu tão certo que a fórmula passou a ser implementada em outras tantas séries consagradas ao longo da década de 90.
Habilidades com marca registrada
Mesmo que você jamais tenha visto Dragon Ball na sua vida, provavelmente reconhece o movimento de soltar um feixe de energia ao juntar as mãos e gritar uma palavra em voz alta, a plenos pulmões!
Neste caso estamos falando do Kamehameha! Mas poderíamos estar falando do Hadouken de Street Fighter, que também acabou se inspirando no famoso golpe de Dragon Ball.
“Ao atingir a meta, a gente duplica a meta”
Como já mencionamos acima, o risco de uma série cair no ostracismo ao apresentar mais do mesmo de novo, e de novo e de novo é realmente muito grande. Dragon Ball soube contornar esta situação ao aumentar o nível de poder de seus vilões a cada novo arco que chegava.
Isso gerava um ciclo a nova saga: novo vilão, que exigia novos níveis de poder, que gerava um novo ciclo de tensão e que mantinha as vendas lá em cima. Mais uma fórmula que pode até não ter sido inventada por Dragon Ball, mas que foi popularizada pela série e é utilizada até hoje.
Personagens únicos, penteados originais
Hoje em dia quem vai criar um personagem novo tem que se cuidar para não acabar tropeçando em uma referência “sem querer”. Algo que praticamente não existia lá em 1984, quando Akira Toriyama decidiu criar Goku.
Na época, não existiam tantas referências. Para inovar e tentar criar algo original, Toriyama resolveu apostar num visual ousado e criou o cabelo diferentão de Goku que é sua marca registrada até hoje.
Mudança de foco
Geralmente, as publicações shonen tentam alcançar um público jovem adolescente, e antigamente isso era feito através de personagens adultos, com apelo para masculinidade.
Goku foi um dos primeiros personagens com perfil mais cômico a se encaixarem neste modelo de publicação. Além disso, Dragon Ball também conseguiu impulsionar um grande volume de vendas mesmo tendo uma criança como protagonista, algo quase impensável para a época!
Confira também:
- Criadores de Dragon Ball e One Piece reimaginam o visual de Rock Lee, de Naruto Shippuden
- Poderia Sasuke ter matado Naruto durante a luta final de Naruto Shippuden?
- Saiba como era o visual do Mestre Kame jovem em Dragon Ball
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão enfrentando um inimigo milenar e poderosíssimo: Moro, o consumidor de planetas. Este novo inimigo tem como objetivo fortalecer-se e então consumir a energia de todo o universo.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.