Apesar de ser um dos maiores vilões de Naruto Shippuden, Pain tinha como objetivo evitar o sofrimento e trazer a paz para o mundo ninja. Segundo ele próprio, a única diferente entre seu objetivo e o de Naruto, era o método.
Mas afinal, qual era a filosofia por trás das ações de Pain?
Um dos pontos altos de Pain é a sua construção como personagem. Ele não é um vilão que tem objetivos razos e superficiais. Tudo que ele tem como crença ou meta, foi duramente cravado em seu coração ao longo dos anos, o que o torna uma pessoa complexa e muitas vezes “cinza” – no sentido de que apesar de causar o mal, muitas vezes o espectador acaba se identificando.
Nagato sofreu muito quando criança devido à Guerra que acometeu a região onde morava. Perdeu seus pais e ao poucos foi obrigado a lutar para sobreviver.
Com o tempo, ele foi descobrindo que a Guerra era lucrativa para Konoha e o País do Fogo, e que após o final dos conflitos, estes pouco se importavam com a reconstrução da Vila da Chuva, duramente destruída e utilizada como campo de batalha.
Portanto, o objetivo de Pain era ensinar o peso das ações através da dor, devolvendo a destruição e o sentimento de desolação àquelas que a causaram, evitando que eles voltassem a produzir eventos parecidos.
No fim, o método de Nagato consistia em quebrar o ciclo de ódio existente no mundo ninja e ensinar o o amor através da verdadeira dor.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.