Apesar de não fazer parte do Clã Uchiha, a primeria vez que vimos uma demonstração do verdadeiro poder do Sharingan foi graças à Kakashi Hatake.
Kakashi ganhou seu Sharingan de presente de seu melhor amigo Obito Uchiha, que havia sido esmagado por uma pedra gigante, e não achou que sairia dali vivo (apesar de ter saído).
Durante o primeiro arco de Naruto Clássico, o País das Ondas, Kakashi introduziu o Sharingan para todos os fãs em sua luta contra Zabuza. Porém, Kakashi só ativou seu Mangekyou Sharingan muitos anos depois, no início de Naruto Shippuden.
Isto fez muitos fãs pensarem que durante todo Naruto Clássico, Kakashi ainda não havia despertado seu Mangekyou, mas a verdade pode ser outra.
Após ter sobrevivido ao desmoronamento da caverna, Obito passou a morar com Madara Uchiha por alguns anos. Durante este tempo, Obito acabou presenciando Kakashi matar Rin, colega de equipe dos dois e amor da vida de Obito. Este foi o catalisador que despertou o Mangekyou de Obito.
Sabemos que o Mangekyou Sharingan só é ativado quando seu portador vê alguém que ele ama morrer na sua frente. Como Kakashi também se importante imensamente com Rin, e por estar perto de Obito (apesar de não saber que ele estava por lá), é muito possível que o Mangekyou de Kakashi tenha sido despertado na mesma hora, apesar de não termos visto.