O final de Naruto Shippuden se deu não com a vitória dos protagonistas sobre a grande vilã da história, Kaguya Otsutsuki, mas sim com a derradeira pancadaria entre os amigos e rivais Naruto e Sasuke, que resolveriam suas diferenças em um último combate.
A batalha acabou em um empate, onde ambos perderam um dos braços em um violento confronto final de suas habilidades clássicas, Chidori vs Rasengan.
Apesar do empate técnico, Sasuke admitiu derrota no combate e é possível argumentar que Naruto realmente foi o vencedor, por ter acordado antes/não ter desmaiado após o confronto final e tendo a opção de ter finalizado Sasuke.
A questão é que jamais passou pela cabeça de Naruto assassinar seu melhor amigo, o que indica que ele não estava usando todo o seu potencial em combate.
Isso não quer dizer que ele estivesse pegando leve, pelo contrário. Sobreviver em uma batalha contra Sasuke Uchiha utilizando o chakra de todas as Bestas com Cauda exigiu de Naruto o melhor de suas habilidades, mas a vontade do protagonista de salvar seu amigo e não matá-lo é um claro sinal de que ele não estava batendo tão forte quanto possível.
E Sasuke? Estaria o Uchiha também diminuindo a força de seus poderes, lutando sem vontade de matar Naruto e portanto não utilizando toda a sua capacidade?
Não. Sasuke estava no topo de seu jogo, atacando de todas as formas possíveis com seus ataques mais poderosos, enquanto Naruto estava “empatando” as coisas.
Prova disso são os diversos diálogos – externos e na cabeça dos combatentes – onde Sasuke afirma que seu objetivo é matar Naruto para conseguir seus objetivos.
Após o grande ataque das habilidades mais poderosas de ambos os personagens, Rasenshuriken das Bestas com Cauda vs Flecha de Indra, Sasuke é pego completamente de surpresa com Naruto ainda estar vivo. Isso é prova de que ele esperava que o seu adversário estivesse morto, obviamente, e portanto prova de que ele estava dando o máximo de si.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchuyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.