PUBLICIDADE
InícioAnimeEsta é a prova de que Goku de Dragon Ball foi um...

Esta é a prova de que Goku de Dragon Ball foi um desastre para o Shonen moderno

O herói icônico de Dragon Ball, Goku, estabeleceu o padrão para muitos heróis shonen que viriam, mas olhando para trás, isso realmente tornou o shonen moderno muito igual e estereotipado.

PUBLICIDADE

Esta é a prova de que Goku de Dragon Ball foi um desastre para o Shonen moderno

Esta é a prova de que Goku de Dragon Ball foi um desastre para o Shonen moderno

Nos anos seguintes ao lançamento de Dragon Ball, vários artistas de mangá shonen pegaram emprestado o modelo básico de Goku e projetaram um protagonista para combinar, com dois dos clássicos “três grandes” protagonistas tendo muito DNA de Goku neles. Naruto Uzumaki, por exemplo, é um himbo loiro barulhento e eternamente faminto com uma roupa laranja e azul, que presta uma homenagem ao Goku original. Monkey D. Luffy também é orientado para a ação que acredita no poder da amizade e tem um design simples e colorido, assim como seu antepassado Goku. Além disso, mesmo que o herói de Fairy Tail, Natsu Dragneel, não seja tão bem projetado, ele ainda segue muitas dicas de Goku como um himbo enérgico e barulhento com poderes chamativos e uma personalidade forte.

PUBLICIDADE

Não há nada de errado em homenagear os clássicos, mas olhando para trás, talvez os artistas shonen da época tenham levado as coisas longe demais. Muitos heróis shonen naquela época eram imitações de Gokus, fazendo-os parecer estranhamente semelhantes, o que por sua vez sufocou o potencial criativo da demografia. O anime shonen pode ter todos os tipos de personagens, mas na época todos queriam ser Goku, e isso criou algumas regras não escritas e restritivas sobre como os heróis shonen “deveriam” ser.

De certa forma, esse modelo inspirado em Goku para protagonistas shonen criou uma meta narrativa em que traços masculinos exagerados eram a norma, e isso retinha shonen. Sendo voltado para o público masculino jovem, os títulos shonen geralmente apresentam protagonistas masculinos que incorporam valores masculinos tradicionais amplos, como coragem, prosperar em conflitos e não ser muito aberto com suas emoções. Feito da maneira certa, isso pode resultar em uma liderança shonen envolvente, mas a fixação de todos em Goku homogeneizou demais o shonen e desencorajou passivamente os escritores de explorar a masculinidade de maneiras mais profundas e sutis. Obviamente, a infância é muito mais do que desafiar os adversários ruidosamente, comer muito e não ter noção de garotas. Por mais estranho que pareça, o shonen era um pouco infantil na época com a influência de Goku, mas o shonen moderno agora está mudando isso.

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.

PUBLICIDADE

Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão diante de um novo desafio: Granolah, o sobrevivente. Este personagem sofreu na mão dos Saiyajins a mando de Freeza no passado, e agora busca vingança.

O anime de Dragon Ball Super encontra-se na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Você também pode comprar o mangá de Dragon Ball Super na Amazon, com desconto e frete grátis (para Prime) em muitos dos itens.

 

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.