Por mais estranho que possa parecer, romance é algo que sempre está presente em todo anime Shonen. Seja um interesse romântico (inicialmente) como o de Hinata por Naruto, ou um casamento de longa data como o de Chi-Chi e Goku, todo grande anime de batalha possui alguns elementos de romance.
Na verdade, quase todos os animes tem algum tipo de romance envolvendo seus protagonistas. Porém, o maior anime da atualidade não faz parte deste grupo.
Em One Piece, o protagonista Monkey D. Luffy não teve (e nunca teve) um interesse romântico em nenhuma das personagens do anime.
Apesar de Boa Hancock, a Imperatriz Pirata e uma das personagens mais bonitas do anime ser totalmente apaixonada por Luffy, ele não sente nada por ela, e isto é motivo de muita inveja por parte dos outros personagens do anime (principalmente Sanji).
Luffy é um personagem tão ingênuo e focado em seu objetivo de se tornar o Rei dos Piratas que algo como romance nunca passou pela mente dele. Para compensar isto, o autor de Piece insere o romance em sua obra através de outros personagens, como Sanji, por exemplo, que se apaixona por literalmente qualquer mulher bonita que cruze seu caminho.
Talvez após encontrar o One Piece e se tornar Rei dos Piratas, Luffy terá tempo de sobra para pensar sobre amor e talvez até se apaixonar por alguém.