Desde sua introdução em Attack on Titan, Erwin tem sido um dos personagens mais intrigantes da série devido a sua natureza estoica e seu julgamento para fazer o que é certo e salvar seus companheiros.
Enquanto a terceira temporada da série muda para um tom mais sombrio concentrando-se mais na humanidade de seus personagens, os fãs também foram apresentados ao trágico passado de Erwin quando seu pai foi morto por saber demais.
Atenção: Spoilers da terceira temporada de Attack on Titan abaixo!
O mais recente episódio da terceira temporada explorou o passado de Historia e Erwin. Os dois compartilham um passado trágico em que ambos perdem os pais, mas o passado de Erwin é mais um indicador do porquê ele se tornou a pessoa que é agora. O pai dele era professor de história, e um dia, Erwin fez uma pergunta quando alguns dos textos do governo não faziam sentido algum.
Naquela noite, seu pai revelou que ele descobriu muitos furos e inconsistências na forma como o governo apresentou a história dos Titãs e da muralha, mas Erwin era muito jovem e ingênuo para saber que ele deveria manter a teoria da conspiração de seu pai em segredo e acaba contando a todos os seus amigos.
Quando a polícia militar descobriu o que o pai de Erwin estava dizendo, ele foi morto em um “acidente” para encobrir o casos. Foi a partir de então que Erwin percebeu algo estranho sobre o atual governo, e ele revela que esse momento em seu passado é o que o levará adiante.
A terceira temporada trouxe várias revelações, como Historia sendo a verdadeira herdeira do trono e os fatores passados de Erwin também. Agora que o Corpo de Investigação é inimigo do Estado, é apenas uma questão de tempo até que Erwin e os outros levem a luta diretamente para ele.