Além de ser um dos jutsus mais utilizados da franquia Naruto, o Rasengan foi a principal habilidade que o jovem Naruto resolveu desenvolver, a aprimorando e modificando das mais diferentes formas. Em contrapartida, Sasuke escolheu o Chidori como o seu jutsu principal, que também sofreu diversas alterações ao logo da história.
Naturalmente, o Rasengan e o Chidori possuem algumas diferenças, e uma delas é que o Chidori não pode ser arremessado. Mas você já se perguntou qual o motivo por trás disto?
Bem, primeiramente é preciso entender que o Rasengan é uma das técnicas mais avançadas da Transformação da Forma, comprimindo em uma única esfera uma grande concentração de chakra. Para ficar mais fácil de entender imagine que a habilidade é formada por um Núcleo e uma Concha.
O Núcleo é basicamente onde fica concentrado todo o chakra girando em diferentes direções, enquanto a sua Concha é uma fina camada que mantém todo esse chakra estável. Se lembrarmos do treinamento de Naruto com Jiraiya, ele inicialmente aprendeu a formar o núcleo, com a concha sendo a própria estrutura de um balão d’água.
O Rasengan passou muito tempo sem poder ser arremessado porque Naruto não era capaz de manter a concha estável caso ela não estivesse em sua mão, e isto só foi mudar com a criação do Rasenshuriken, que utilizava a liberação do vento, e sua utilização durante o Modo Sábio dos Sapos.
Já no caso do Chidori, o chakra de relâmpago utilizado pela técnica é volátil e instável demais, e portanto a concha não pode ser formada. Ao invés disso, todo o chakra usado para formar a habilidade é concentrado na palma de uma das mãos do usuário.
Desta forma, se Sasuke ou até mesmo Kakashi tentassem arremessar o Chidori a habilidade simplesmente se dissiparia. No entanto, Sasuke também acabou adicionando a Transformação da Forma na sua habilidade, como no Chidori Senbon, utilizada por ele para matar Danzou.
Criado por Masashi Kishimoto e publicado na Weekly Shonen Jump desde 1999, o mangá original de Naruto foi finalizado em 2014, com a sua adaptação em anime sendo encerrada em 2017. Atualmente, a franquia continua através de Boruto, sequência direta da história que acompanha uma nova geração de ninjas.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.