A primeira vez que vimos o poder do Sharingan foi através de Kakashi na luta contra Zabuza. Não a toa, Kakashi era conhecido como “O Ninja Copiador”, pois graças ao Sharingan ele foi capaz de aprender mais de 1000 jutsus diferentes.
Além dele, todo Uchiha possui a habilidade de copiar jutsus ao observar seu uso. Mas sendo assim, por que o Sharingan não é capaz de copiar jutsus de sangue ou kekkei genkais?
A principal habilidade conferida pelo Sharingan é a memorização do jutsu, porém a sua utilização depende muito mais do usuário. É por isso que Kakashi teve tanto sucesso em copiar os jutsus, pois ele não só sabia como executa-los como também dispunha de uma série de habilidades que o permitiam utilizar praticamente qualquer técnica.
Para deixar a explicação mais clara, imaginemos que Sasuke utilizasse o Sharingan para aprender uma das técnicas de velocidade de Rock Lee. Apesar de conseguir visualizar e memorizar todos os movimentos de Lee, Sasuke teria dificuldade em replica-los já que não possui da mesma velocidade.
O mesmo acontece com as Kekkei Genkais, que são habilidades genéticas passadas de geração à geração. Como elas são extremamente dependentes de uma habilidade genética e única, só o Sharingan não é capaz de garantir sua utilização.
Não a toa, o próprio Madara se viu obrigado a fazer uso das células de Hashirama para conseguir replicar as suas habilidades.
E é por isso que o Sharingan não serve para copiar Kekkei Genkais em Naruto.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.