Ao contrário dos quadrinhos americanos, o mangá japonês é preto e branco, mas há boas razões para isso, além de ter seu próprio apelo estético.
Entenda por que mangás Japoneses são desenhados em preto e branco
Para começar, os artistas de mangá estão sob forte pressão para lançar capítulos de cerca de 20 páginas a cada semana, ao contrário dos quadrinhos ocidentais lançando novas edições a cada duas semanas ou uma vez por mês. Nesse prazo apertado, um artista de mangá deve fazer sacrifícios para criar seu produto final para publicação, e isso inclui abrir mão da coloração. Além do mais, muitos artistas de mangá têm apenas uma pequena equipe de assistentes ou mesmo nenhum, então pode não haver ninguém disponível para servir como colorista dedicado. Além disso, com horários tão rígidos, simplesmente não há tempo para um colorista dedicado, mesmo que haja um, para colorir todas as 20 páginas de um capítulo de mangá.
A maioria dos títulos de quadrinhos americanos tem coloristas especializados que são distintos dos artistas que desenham e pintam a arte, o que significa que um grupo de três a cinco pessoas ou mais pode reunir seus talentos para uma única série de quadrinhos do Batman ou dos X-Men . O mangá praticamente nunca apresenta um colorista dedicado como esse para uma série inteira, e isso fica claro quando os fãs de mangá revisam os nomes em um volume de mangá. No máximo, eles geralmente verão um nome para a história e outro para a arte, enquanto um quadrinho americano dá crédito ao artista que pintou as linhas e a um colorista – além de outros créditos não artísticos, como letras e a história escrita).
Estar em preto e branco também torna um volume de mangá ou uma edição de revistas como Shonen Jump e Weekly Young Jump fisicamente mais leve, o que os torna mais fáceis de transportar a granel para fornecedores como lojas de quadrinhos e livrarias como a Barnes & Noble. Há simplesmente muito menos tinta envolvida e, mesmo que uma única página de quadrinhos ou mangá seja realmente leve como papel, ela aumenta rapidamente. Uma caixa com muitas edições em quadrinhos ou histórias em quadrinhos tem muitos milhares de páginas, e os quadrinhos coloridos são aproximadamente duas vezes mais pesados que os mangás. Esse peso mais leve torna mais barato e fácil transportar manga no atacado.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial