Entenda por que Madara Uchiha e Hashirama Senju estavam menos poderosos como Edo Tensei em Naruto Shippuden

Hashirama Senju e Madara Uchiha foram dois dos ninjas mais poderosos de todos os tempos, superados talvez apenas por Sasuke e Naruto depois desses adquirirem poderes extraordinários de um espírito ancião. E embora eles tenham sido ressuscitados com o Edo Tensei, eles não retornaram tão poderosos quanto antes.

A natureza do Edo Tensei – A Reincarnação do Mundo Impuro – é aprisionar a alma de algum falecido em um corpo morto, mas a “qualidade” desse ressucitado depende das habilidades do invocador e da técnica específica executada.

Ninjas nesse estado costumam ser mais poderosos que suas versões vivas. A razão disso é que o corpo utilizado ganha propriedades sobrenaturais, sendo praticamente impossível de ser danificado permanentemente e, sendo espíritos, eles não tem nenhum gasto de chakra ou estâmina.

Dependendo do poder de um ninja quando vivo, é possível até mesmo ressuscitá-lo com 90% do seu poder, mas nunca 100%. Mas essa vantagem corporal e de energia constantemente compensa essa diferença.

Com ninjas extremamente poderosos, que mesmo em vida já tinham reservas colossais de chakras e/ou habilidades regenerativas avançadas, aí essa diferença de poder entre as versões viva e Edo começa a ser mais significativa.

Hashirama Senju já era basicamente imortal e com reservas de chakras maiores que o combinado de Naruto+Metade Yang de Kurama, então o corpo do Edo-Tensei não lhe trazia tantas vantagens. E como Orochimaru definitivamente não tinha como controlar os poderes do Primeiro Hokage em força total, é muito possível que ele tenha sido revivido com menos de 90% da sua força.

E mesmo nesse estado, Hashirama não poderia ser controlado por Orochimaru, como o próprio Sannin admitiu – ao contrário de Tobirama, que mesmo sendo incrivelmente poderoso, ainda estava sob controle.

As regras são um pouco diferentes com Madara. Normalmente, a técnica do Edo Tensei revive o ninja na mesma forma que ele morreu , vide o Terceiro Hokage que foi ressuscitado idoso. Mas Kabuto fez diversas modificações na técnica e no corpo sacrificial utilizado e fez com que o ancião Uchiha fosse ressuscitado mais jovem e com acesso ao Rinnegan. De certa forma, o Madara ressuscitado estava mais poderoso do que nunca.

Porém, esse Edo Madara ainda não seria tão forte quanto o Madara vivo seria se tivesse a mesma composição. Tanto que após ele ser ressuscitado de verdade, mesmo após perder o Rinnegan ele ainda teve enorme vantagem sobre as Forças Aliadas.

Um ponto não confirmado mas de importante discussão é que Madara e Hashirama eram reincarnações dos irmãos Indra e Asura Otsutsuki. Mas após as suas mortes, os espíritos passaram adiante para Sasuke e Naruto. Dessa forma, eles não tinham mais o poder espiritual dos Otsutsuki, o que poderia justificar porque eles estavam se sentindo menos poderosos de que quando eram vivos, mesmo com os benefícios do Edo Tensei.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.