O momento mais chocante em todo Jujutsu Kaisen aconteceu no Capítulo 236, onde o personagem querido dos fãs, Satoru Gojo, foi mostrado como tendo morrido ao final de sua intensa batalha com o Rei das Maldições, Ryomen Sukuna.
Isso foi uma revelação chocante por muitas razões, especialmente porque ele havia sido mostrado como o vencedor de seu confronto ao final do capítulo anterior. Gojo era alguém que os fãs haviam se apaixonado desde a primeira aparição, a ponto de ser mais icônico para a franquia do que o próprio protagonista!
No entanto, sua morte não impediu que os fãs teorizassem sobre seu eventual retorno à franquia. Com o que foi mostrado no Capítulo 248, seu retorno parece mais próximo e provável do que nunca, mas isso pode se mostrar uma decisão que acaba sendo mais prejudicial para a história maior, então vamos ver por que Gojo não deveria voltar a Jujutsu Kaisen.
Isso Diminui o Impacto e os Últimos Momentos de Gojo
A morte de Gojo foi o suficiente para fazer até mesmo os maiores fãs de Jujutsu Kaisen se afastarem da série por um tempo. Isso ocorreu porque ele era alguém que havia cativado muito os fãs desde o primeiro episódio/capítulo, devido à sua personalidade, caráter e motivações gerais. Apesar de ser imensamente poderoso em seu universo, ele era alguém que passou a vida cultivando a próxima geração para ser ainda mais forte do que ele e fez tudo isso enquanto se importava profundamente com seus entes queridos.
A morte de Gojo foi um evento monumental na franquia, pois não apenas significou a morte do feiticeiro mais forte da era moderna, mas também a morte de um mentor e amigo dos heróis. A cena do aeroporto no início do Capítulo 236 mostra ele se encontrando com todos os seus amigos que já haviam partido, bem como ele chegando a um acordo com sua vida e ficando satisfeito com seu fim, apesar de ter perdido para Sukuna.
Gojo sempre teve uma força de vontade incrível, mas sofreu com uma intensa solidão durante grande parte de sua vida devido à sua força, pois ninguém jamais poderia igualá-lo ou se relacionar com ele. No entanto, na cena de reunião do aeroporto, ele é mostrado como tendo superado essa mentalidade e está conversando com Geto, Nanami e Haibara em pé de igualdade, mostrando que ele pode se abrir para aqueles que não são tão poderosos quanto ele e abandonar seus sentimentos de solidão.
A força de Gojo também o tornou o lutador mais formidável em todo o mundo Jujutsu. Por causa disso, ele ficou entediado porque ninguém poderia competir com ele. No entanto, sua derrota para Sukuna foi algo que ele mesmo aceitou, pois finalmente se entregou a um inimigo que poderia enfrentar seu poder total, então ficar aquém na batalha não o afetou, pois ele deu o seu melhor e fez uma luta incrível contra o feiticeiro mais poderoso da história.
Gojo estava muito feliz com a forma como saiu, e só aceitaria morrer nas mãos de alguém mais forte do que ele depois de uma luta em que teve o tempo de sua vida. Essas várias razões são por que trazê-lo de volta para a história seria uma coisa ruim, já que Gojo finalmente estava satisfeito com sua vida. Depois de se encontrar com todos aqueles que se importava e finalmente se abrir para eles, ele refletiu sobre sua vida e percebeu que era hora de seguir em frente.
Trazer Gojo de volta à vida negaria todo esse desenvolvimento e diminuiria muito o impacto de sua passagem. Mais do que qualquer coisa, sua morte serviu para encerrar seu capítulo dentro da série e também como uma maneira de fazer o resto do mundo seguir em frente sem precisar de uma muleta. O tempo de Gojo na série foi perfeito e sua morte também foi, e trazê-lo de volta apenas diminuiria o impacto dele como personagem.
Gojo Queria que o Mundo Seguisse em Frente e Ficasse Mais Forte
O objetivo final de Gojo na vida era ajudar a promover a próxima geração de feiticeiros de Jujutsu a ser forte o suficiente para cuidar do mundo. Quando ele nasceu, o equilíbrio de poder no mundo mudou, levando à criação de Maldições que eram incrivelmente poderosas para compensar o nível de força dele. O que acabou acontecendo como resultado disso é que muitas Maldições se tornaram tão poderosas que apenas Gojo poderia lidar com elas.
Ele se tornou uma muleta na qual toda a sociedade de Jujutsu dependia muito, pois sabiam que Gojo sempre poderia resolver o problema, não importando o quão poderosa fosse a Maldição. Isso acabou tornando outros feiticeiros fracos e um tanto complacentes, pois sempre dependiam dele, então, ao assumir o papel de professor na Tokyo Jujutsu High, Gojo colocou seu plano em movimento.
Ele sabia que depender dele para tudo acabaria sendo muito mais problemático para o restante da sociedade de Jujutsu, e, por isso, começou a treinar novos alunos para eventualmente serem muito mais fortes do que ele jamais foi. Ao fazer isso, ele se removeu como uma muleta e cultivou uma nova geração de feiticeiros de Jujutsu que ele queria que fossem poderosos o suficiente para assumir seu papel quando ele não estivesse por perto.
Ele sabia que, fazendo isso, ele criaria uma cultura que passaria seus valores às gerações futuras, eliminando a necessidade de uma única pessoa ser a mais forte e essencialmente reestruturando toda a sociedade de Jujutsu, já que os feiticeiros agora teriam a capacidade de lidar com todos os tipos de Maldições por si mesmos. Até agora, a história está indo nessa direção, com Yuji, Yuta, Hakari e Maki estando em um nível de poder nunca antes visto, enquanto a batalha contra as forças de Kenjaku e Sukuna continua.
Ressuscitar Gojo poderia ser algo com o qual ele mesmo possa ser contra, pois seu plano de mudar o mundo de Jujutsu reverteria para depender dele para resolver tudo. A despedida de Gojo é perfeita por várias razões e é melhor não arruiná-la de forma alguma!
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.
Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.