Categorias: Anime

Entenda o motivo pelo qual o final de Dragon Ball GT é tão injustiçado

Entre as produções derivadas da obra de Akira Toriyama, Dragon Ball GT provavelmente é uma das que mais divide os fãs. Embora não tenha feito muito sucesso no Japão, o anime acabou sendo bastante popular no Ocidente, incluindo aqui no Brasil, onde a música de abertura é simplesmente inesquecível.

Mas a verdade é que como Toriyama esteve bem pouco envolvido com a produção dessa série, os seus 64 episódios acabam tendo muitos pontos altos e baixos, com diversas bizarrices, mas também apresentando elementos bem interessantes, como a própria transformação em Super Saiyajin 4.

Uma das partes mais debatidas pelos fãs é o final do anime, já que muitos acham extremamente brega e sem sentido. No entanto, faremos hoje o papel de advogado do diabo e explicaremos o motivo desse final ser tão injustiçado.

Primeiramente, no final de Dragon Ball Z temos um desfecho mais clássico, com Goku indo treinar Oob, que é a reencarnação de Kid Boo sem toda a perversidade do vilão. Nesse final temos Goku assumindo o papel de um verdadeiro mestre que treinará uma nova geração de lutadores para proteger a Terra.

Já em Dragon Ball GT a proposta é pouco diferente, pois após pedir para o Shenlong original ressuscitar todos aqueles que foram mortos pelos Dragões Negros, Goku não se torna o mestre de um novo aluno, mas sim o verdadeiro guardião das Esferas do Dragão, já que esses artefatos eram muitos poderosos para ficarem na Terra.

A sua despedida também acaba sendo bem mais emocionante que em Dragon Ball Z, com Goku tornando Vegeta o novo protetor da Terra e prometendo a Piccolo que ele irá retornar para tirá-lo do Inferno. 100 anos depois, Goku volta para a Terra no início de um novo Torneio de Artes Marciais, assistindo a luta de Goku Jr. contra Vegeta Jr., e vendo o imenso talento dessa nova geração.

Embora esse seja um final bem mais ambíguo e subjetivo, ele serve tanto para o desfecho do anime como também para o encerramento da franquia Dragon Ball como um todo, já em vez de repetir um ciclo e criar inimigos ainda mais poderosos, a história assume que Goku já atingiu o pico do seu poder e o torna um verdadeiro guardião do universo.

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies