Embora a franquia Naruto tenha utilizado bastante o conceito de reencarnação para trazer de volta à vida diversos personagens, no final da obra os quatro Hokages demonstraram a sua vontade de querer retornar para a Terra Pura, mesmo que o Edo Tensei não tivesse nenhum tipo de limite de tempo.
Essa escolha dos Hokages pode inicialmente parecer estranha, mas se analisarmos com um pouco mais de cuidado veremos que além de obviamente quererem descansar em paz, Hashirama, Tobirama, Hiruzen e Minato também queriam deixar que a nova geração construísse o seu próprio destino.
Toda a história de Naruto é justamente em acreditar que cada nova geração será melhor que a anterior, mas que eles também precisarão cometer os seus próprios erros, que serviram de exemplo para as gerações seguintes e assim por diante.
Talvez o momento onde isso fica mais explícito é na última conversa de Madara com Hashirama, em que o Primeiro Hokage fala que “Existe um limite para o quanto podemos fazer enquanto estamos vivos… por isso que nós deixamos com a próxima geração… ela dará conta do recado”.
Em seguida, Madara fala como Hashirama ainda é tão ingênuo, mas admite que talvez ele também devesse ter ido por esse caminho. Hashirama então responde que está tudo bem em não realizar todos os nosso sonhos, desde que próxima geração possa conseguir realiza-los.
E assim, eles escolhem morrer e deixar que os novos ninjas que já provaram seu valor possam crescer sozinhos.
Confira também nosso vídeo mais recente sobre Naruto Shippuden:
Inscreva-se no nosso canal do Youtube!