Inicialmente, o Sharingan dos Uchiha servia aparentemente como uma ferramenta que ampliava as capacidades do ninja em ser, bem, um ninja. Copiar ninjutsu, utilizar genjutsu sem selo de mão, ver movimentos adversários, etc. Mas com o constante aumento de poder de Naruto e o envolvimento das Bestas com Cauda, foi preciso aumentar o poderio do Sharingan de Sasuke e com ele veio o Mangekyou Sharingan e um rio de super habilidades como o Amaterasu, o Kamui, o Kotoamatsukami e, é claro, o Susano’o.
Entenda como o Susano’o funciona em Naruto Shippuden
Susano’o é o Deus dos Mares e das Tempestades e é irmão do Tsukuyomi e Amaterasu (todos esses nomes foram utilizados como nome das técnicas do Mangekyou de Itachi).
Outro detalhe interessante é que Susano’o da mitologia japonesa carregava a espada Totsutka-no-Tsurugi e é famoso por ter matado a cobra de oito cabeças Yamata no Orochi… Isso te lembra alguma coisa?
Fora essas curiosidades, o Susano’o, em Naruto, é um jutsu que um usuário de dois Mangekyou Sharingan pode realizar e invoca uma criatura composta inteiramente de chakra.
O kanji para Susano’o pode ser traduzido diretamente como “Aquele com a habilidade de ajudar à qualquer custo”, o que é uma descrição perfeita para uma megazord de chakra que age de acordo com a vontade do invocador e age como a defesa suprema e, eventualmente, ataque supremo.
Claro que esse poder colossal vem com grande custo para o invocador, já que exige quantidades imbecis de chakra para se manter ativo e causa uma grande dor ao usuário.
Assim como as outras habilidades do Mangekyou Sharingan, utilizar o Susano’o deteriora a visão do usuário e o uso irresponsável pode levar a cegueira em questão de dias. O que é um problema para o usuário por dois motivos:
O primeiro é que o Susano’o é a habilidade que mais causa essa deterioração. E o segundo é que o Susano’o pode ser evoluído, mas essa evolução só é conseguida com o uso constante. Ou seja, quanto mais poderoso o Susano’o, mais fraco fica o invocador.
Inicialmente, o Susano’o se manifesta como uma caixa torácica ao redor do usuário e que serve “apenas” para proteção.
Com um pouco mais de treino, o usuário pode manifestar outras partes esqueletais do Susano’o, seja apenas um braço, por exemplo, ou toda a parte superior do corpo – permitindo que o invocador tenha capacidades ofensivas.
O próximo estágio desenvolve pele e roupas simples acompanhando o Susano’o e permite o uso de algumas armas especiais e aparentemente únicas para cada usuário.
Ainda temos o Susano’o de Armadura e, apesar de parecer que estou apenas mostrando uma foto de um cachorro com roupa, essa forma é mais poderosa que a anterior, ganhando muito mais resistência por causa da armadura, apesar de ser tudo feito de chakra de qualquer forma. Esse é geralmente o último nível que o invocador consegue acessar antes dos efeitos colaterais tomarem conta do indivíduo.
Em teoria o último estágio, o Susano’o Perfeito é a forma final e o verdadeiro Megazord de Chakra, com perna, armadura samurai, máscara Tengu e tudo mais. O poder dessa criatura é absolutamente surreal. Madara era capaz de cortar montanhas apenas com a onda de choque dos golpes de espada de seu Susano’o, enquanto Sasuke conseguia cortar meteoros com incrível facilidade. Essa versão ainda pode voar livremente com as asas que ganha.
Confira também:
- Naruto Shippuden – Em qual episódio ele aprende o Modo Sábio
- Isto é o que teria acontecido se Jiraiya tivesse vencido Nagato em Naruto Shippuden
- Entenda por que Orochimaru não tentou roubar um Byakugan em Naruto
- Entre o Sharingan e o modo sábio, qual deles é o melhor em Naruto?
- Boruto – Em qual episódio Naruto e Sasuke lutam contra Momoshiki
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.