Desde o início de My Hero Academia, Shoto Todoroki sempre foi um dos alunos mais poderosos da Classe 1-A. Afinal, ele possui dois quirks extremamente poderosos: fogo e gelo. Cada um desses poderes, por si só, já seria suficiente para destacar qualquer pessoa, como é o caso de Endeavor, que é um herói de destaque usando apenas o quirk de fogo, ou Geten, que aterroriza os heróis com seu quirk de gelo. No entanto, ao invés de usar todo o potencial de seu quirk único, Todoroki agia como alguém consumido pela raiva e vingança. Seu caminho já estava se desenhando para um futuro sombrio, mas felizmente, Deku estava lá para guiá-lo na direção certa. Esta é a história de como Deku mudou a vida de Todoroki para sempre.
Cegado pela Raiva e Vingança
Para muitos, ser filho do herói número 2 do país e herdar dois quirks poderosos dos pais seria uma grande bênção. Mas, para Todoroki, isso era uma maldição. Para entender sua mentalidade, é essencial compreender o que significa ser filho de Endeavor, o segundo herói mais poderoso do Japão. Endeavor, apesar de ser o segundo herói mais forte do país, sempre foi preenchido por amargura, sabendo que nunca poderia superar All Might, seja em força ou popularidade. Incapaz de aceitar essa realidade, ele decidiu que, se não pudesse derrotar All Might, então teria que criar um filho que pudesse fazê-lo em seu lugar.
Para alcançar esse objetivo, Endeavor se casou com uma mulher que possuía o quirk de gelo, na esperança de ter filhos com quirks híbridos. Com uma ambição desmedida, Endeavor se tornou abusivo, tanto com sua esposa quanto com seus filhos que nasceram com quirks regulares. Quando Shoto Todoroki nasceu com o quirk híbrido, ele imediatamente se tornou o foco das obsessões de seu pai, que começou a treiná-lo rigorosamente, mesmo sendo apenas uma criança. Na mente de Endeavor, nada era mais importante do que garantir que Shoto, sua “maior criação”, superasse All Might.
Uma Infância Terrível
Devido à ambição cega de seu pai, Shoto sofreu uma infância traumática e dolorosa. O mesmo se aplicava a seus irmãos e sua mãe. Ninguém era feliz na casa de Endeavor. Pior ainda, até mesmo a mãe de Shoto começou a evitá-lo, pois ele começava a se parecer cada vez mais com o pai, especialmente quando usava seu quirk de fogo. Com um pai abusivo e uma mãe que não conseguia suportar vê-lo, não é surpreendente que Shoto tenha crescido amargurado, cegado pela raiva e pela vingança.
Limitando a Si Mesmo
Devido ao seu ressentimento em relação ao pai, Todoroki se recusava a usar seu quirk de fogo. Ele ainda queria ser um herói, mais forte e melhor do que seu pai, mas não queria depender do poder ou dos ensinamentos de Endeavor para isso. Assim, Todoroki conscientemente limitava sua própria habilidade, descartando sua maior vantagem competitiva.
Como resultado, Shoto se tornou extremamente proficiente no uso do gelo. Desde congelar metade de um estádio com um movimento até restringir os movimentos dos oponentes ao congelar seus pés, passando por aumentar sua velocidade criando caminhos de gelo fino, não é exagero dizer que Shoto Todoroki se tornou um dos melhores usuários de gelo do país.
Deku, o Catalisador da Mudança
Apesar de todo seu potencial, Todoroki continuava sabotando a si mesmo ao se recusar a usar o quirk de fogo. Na mente dele, usar o quirk de fogo significava aceitar seu pai e esquecer os anos de abuso e dor que Endeavor havia causado à sua família. Foi nesse ponto que Izuku Midoriya, o Deku, entrou em cena. Durante o Festival Esportivo da U.A., Deku desafiou Todoroki a usar todo o seu poder, argumentando que ele não deveria deixar o ódio pelo pai definir quem ele era como herói.
Essa conversa foi o ponto de virada para Todoroki. Deku não apenas o ajudou a superar sua obsessão em derrotar o pai, mas também o ajudou a se reconectar com o restante da família e a reavaliar seu modo de vida. Sem perceber, Deku mudou a vida de Todoroki para sempre, mostrando-lhe que ele não precisava ser definido pelos pecados de seu pai, mas sim pelo herói que ele escolhia ser.
My Hero Academia começou a ser publicado por Kohei Horikoshi em 2014 e é um dos mangás mais vendidos da atualidade.
A história segue Izuku Midoriya, um garoto determinado e gentil que nasceu sem uma Individualidade, mas sonha em se tornar um herói. A vida de Midoriya muda drasticamente quando ele encontra seu ídolo, o lendário herói All Might, que reconhece o potencial e a coragem do garoto.
All Might passa a sua prórpia individualidade, o “One For All”, para Midoriya, permitindo-lhe realizar seu sonho de ingressar na U.A. High School, uma escola de elite para futuros heróis. Na U.A., Midoriya faz amigos e enfrenta rivais, enquanto aprende o que realmente significa ser um herói. Enquanto isso, uma crescente ameaça de vilões que desejam destruir a sociedade heróica começa a emergir, desafiando Midoriya e seus colegas a superar seus limites e proteger o mundo.
As histórias de Izuku Midoriya e seus amigos são lançadas semanalmente no Japão e o mangá está em suas etapas finais da história. Os personagens de My Hero Academia estão dentre os mais bem recebidos pelos fãs de anime e mangá ao redor do mundo.
Atualmente, My Hero Academia conta com seis temporadas concluídas, e é um dos animes modernos mais bem sucedidos da atualidade. Para completar, os filmes e Ovas de My Hero Academia estão quase numa dezena, todos muito bem recebidos.
Você pode acompanhar o anime na íntegra no Crunchyroll.