Categorias: Anime

Entenda a diferença entre Kekkei Genkai, Kekkei Tota e Kekkei Mora no universo de Naruto Shippuden

Ao manipular a forma e a natureza do chakra, ninjas podem realizar ações incríveis, como cuspir fogo, manipular sombras, andar sob as águas e muito mais. O ninjutsu é o nome dado a utilização dessa habilidade e basicamente qualquer um que tenha controle de chakra pode realizar qualquer ninjutsu.

A não ser que esse ninjutsu seja um Kekkei Genkai, Kekkei Tota ou Kekkei Mora. Isso porquê esses jutsus especiais técnicas limitadas a uma herança sanguínea e são exclusivos de certos clãs, passando de pais para filhos.

Muitas vezes esses jutsus são resultado de manipulação de duas formas da natureza em conjunto e por isso são impossíveis de serem aprendidas, enquanto outras dessas técnicas criam partes do corpo únicas para os o membros de um clã, como os olhos especiais dos Hyuuga.

Porém, há diferenças entre as diversas formas desses poderes herdados, principalmente por causa de sua origem difusa do clã Otsutsuki. Vamos tentar destrinchar as diferenças e entender o que cada uma dessas formas significa.

Kekkei Genkai

É a forma mais comum dos poderes “kekkei” e somente são despertadas em linhagens específicas de certos clãs ou através da fusão de chakras ou de partes do corpo.

  • Dojutsus (ex:Sharingan, Byakugan)
  • Transplante de chakra/parte do corpo (ex: Rinnegan, Tenseigan)
  • Transformações duplas de natureza de chakra (ex: Estilo Gelo, que é uma combinação de água e vento; Estilo Madeira, combinação de água e terra)
  • Mutação corporal (ex: absorção de energia natural de Jugo, Shikotsumyaku de Kimimaro)

Kekkei Tota

Uma forma mais avançada do Kekkei Genkai, com “Tota” significando seleção, indicando uma evolução em relação a “limitação” de “genkai”.

Só existe um exemplo de Kekkei Tota, e é o Estilo Poeira de Mu e Onoki, que combina a três transformações da natureza (terra, vento e fogo) em um único jutsu capaz de destruir coisas no nível molecular.

 

Kekkei Mora

Não muito se sabe sobre as Kekkei Mora além de seu significado literal de “Linhagem Sanguínea Abrangente” e se referir aos poderes originais de Kaguya Otsutsuki e sua descendência direta, os filhos Hagoromo e Hamura.

Muitas vezes os kekkei genkai são despertado com poderes únicos, como o Rinnegan de Sasuke com a habilidade de trocar de lugar com pessoas ou objetos com o Amenotejikara ou o Kotoamatsuki do Mangekyou Sharingan de Shisui Uchiha.

Várias vezes esses poderes únicos são semelhantes a outros poderes de outros kekkei genkai, como o Kamui de Obito Uchiha ter uma ligação com a habilidade do Rinnesharingan em viajar por dimensões paralelas.

O que isso pode indicar é que os kekkei genkai são versões diluídas dos kekkei mora, que teriam todas as habilidades de todas as versões dos Kekkei Genkai.

O Rinnegan de Hagoromo, por exemplo, teria todas as habilidades do Rinnegan, incluindo as que parecem únicas para Sasuke Uchiha e não apareceram no Rinnegan de Madara – e vice versa, uma vez que Madara tinha a habilidade dos clones do Limbo.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchuyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Este website utiliza cookies