Ace é um dos personagens mais queridos dos fãs de One Piece e não é pra menos. Além de ser bastante poderoso, também é bastante educado e inteligente (além de estiloso), o que o ajudou a cativar os fãs da obra de Eiichiro Oda.
Mesmo depois de sua morte, ele foi a razão pela qual Luffy ter resolvido treinar por 2 anos e desejar ficar cada vez mais forte. O personagem foi introduzido em Alabasta e desde o início já foi planejada sua morte. Porém, Oda revelou um segredo por trás de sua linhagem sanguínea.
Vale ressaltar que a partir daqui poderão haver spoilers para aqueles que ainda não acompanharam o arco de Marineford.
Como muitos sabem, a Guerra dos Melhores em Marineford começou quando Ace foi capturado por Barba Negra e entregue para a Marinha. Sabendo disso, Barba Branca convocou todos seus piratas aliados na tentativa de resgatá-lo, culminando na maior guerra que esse mundo já viu.
Lá, um dos maiores segredos sobre Ace foi revelado. Apesar de ter sido apresentado como o irmão de Luffy, descobrimos que Ace não era realmente o filho de Monkey D. Dragon, mas em vez disso, ele era o filho do próprio Rei dos Piratas, Gol D. Roger. Isso foi um choque para todos, e acredito que essa revelação pegou a todos de surpresa.
No entanto, o que é ainda mais chocante é o fato de que Eiichiro Oda decidiu isso de uma hora para a outra. Simples assim. Originalmente, Ace não deveria ser filho de Roger, mas no momento em que Oda chegou a esse ponto da história, ele decidiu fazer Ace o filho do próprio Rei dos Piratas para dar um choque maior nos fãs de sua obra.
One Piece teria sido muito diferente hoje se Ace fosse mesmo o filho de Dragon, pois a Guerra de Marineford teria sido muito maior, pois o Exército Revolucionário com certeza estaria envolvido também, e a Marinha não teria chance contra eles e os Piratas do Barba Branca, e caso isso tivesse acontecido, One Piece tomaria um rumo bastante diferente do que está tomando agora.