O universo de Jujutsu Kaisen é rico em conceitos complexos, como o Voto Vinculativo (Voto Vinculativo) e a Restrição Celestial (Restrição Celestial). Ambos fazem parte da construção de mundo mais enigmática da série de Gege Akutami, e frequentemente geram dúvidas e teorias entre os fãs. Uma dessas questões é: será que é possível criar uma Restrição Celestial por meio de um Voto Vinculativo?
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Embora a ideia pareça lógica à primeira vista, a resposta é não — pelo menos de acordo com o que foi estabelecido até agora na obra.
Aviso: este artigo contém spoilers do anime e mangá de Jujutsu Kaisen e apresenta teorias com base nas informações oficiais conhecidas.
O que é um Voto Vinculativo em Jujutsu Kaisen?
Um Voto Vinculativo é um acordo feito por um feiticeiro, no qual ele renuncia a algo em troca de um benefício específico, como aumento de poder, acesso a habilidades ou imposição de restrições ao adversário. Esses votos funcionam com base em regras claras, e a eficácia do resultado depende da gravidade do sacrifício.
O conceito é utilizado em diversas ocasiões na história, como por Sukuna, que faz uso de múltiplos Voto Vinculativos ao longo do arco Shinjuku Showdown, o que reacendeu teorias entre os leitores sobre as possibilidades desses acordos.
O que é a Restrição Celestial?
A Restrição Celestial é uma condição extremamente rara, adquirida no nascimento, em que a pessoa abre mão de sua energia amaldiçoada (ou parte dela) em troca de uma habilidade sobre-humana ou atributo compensatório.
Os casos mais conhecidos são:
-
Toji Fushiguro e Maki Zen’in: nasceram sem energia amaldiçoada, mas com força física e sentidos apurados absurdamente elevados.
-
Mechamaru (Kokichi Muta): nasceu com o corpo frágil e debilitado, mas com uma enorme quantidade de energia amaldiçoada, sendo capaz de controlar marionetes à distância.
Por que um Voto Vinculativo não pode criar uma Restrição Celestial?
Apesar de ambos envolverem sacrifícios e trocas de poder, a principal diferença é a origem. A Restrição Celestial é algo natural e inato, determinado desde o nascimento, enquanto o Voto Vinculativo é uma decisão consciente e posterior, feita já com domínio das técnicas jujutsu.
A história nunca apresentou casos de personagens criando uma Restrição Celestial por meio de um voto. Inclusive, o fato de Kenjaku, um feiticeiro milenar que vive trocando de corpos, nunca ter feito algo do tipo, pode indicar que essa possibilidade realmente não existe no universo da obra.
As limitações (e mistérios) desses conceitos
Vale destacar que tanto a Restrição Celestial quanto o Voto Vinculativo são conceitos ainda mal explicados por Gege Akutami. Assim como o Black Flash, eles são tratados quase como fenômenos inexplicáveis, sem regras completamente claras — o que abre espaço para várias interpretações.
Personagens como Satoru Gojo já mencionaram que o Black Flash não pode ser previsto, e da mesma forma, não há explicação científica ou lógica sobre o que faz alguém nascer com uma Restrição Celestial. Pode ser simplesmente “sorte do destino” ou um fator aleatório da natureza do jujutsu.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Jujutsu Kaisen tem um anime desenvolvido pelo Studio Mappa (o mesmo de Attack on Titan) com duas temporadas disponíveis no Crunchyroll.