Dragon Ball Z é um dos animes mais reconhecidos do mundo, mas segundo uma recente entrevista com os produtores originais da série, esse não era o nome planejado inicialmente. Em homenagem ao aniversário de falecimento de Akira Toriyama, os produtores Kozo Morishita e Kenji Shimizu revelaram que o título da sequência de Dragon Ball quase foi muito diferente.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Gohan como protagonista?
Durante o bate-papo, Shimizu explicou que, por um bom tempo, a equipe da Toei Animation considerava chamar o anime de Dragon Ball: A Grande Aventura de Gohan. A ideia era focar a nova fase da história na trajetória de Gohan, filho de Goku, após os eventos da primeira série. “Ficamos muito tempo chamando de A Grande Aventura de Gohan”, afirmou o produtor.
A proposta fazia sentido: Gohan foi introduzido como um personagem central com grande potencial, e o foco em uma nova geração poderia marcar uma transição natural na narrativa da série.
A decisão pelo nome Dragon Ball Z
No entanto, a mudança de rumo veio diretamente de Akira Toriyama, criador da franquia. Segundo Shimizu, “Toriyama-sensei disse algo como: ‘Não, o protagonista continua sendo o Goku’.” Quando os produtores perguntaram o que deveriam fazer com o nome da série, o autor respondeu: “Que tal só colocar um Z? Fica legal, né?”
A sugestão foi imediatamente aceita e assim nasceu Dragon Ball Z, nome que se tornaria sinônimo de anime de ação nos anos seguintes. Apesar do protagonismo crescente de Gohan nos arcos de Cell e Majin Boo, Goku sempre foi o centro da narrativa — como queria Toriyama.
Uma decisão que moldou a franquia
Curiosamente, o nome Dragon Ball Z nunca foi usado no mangá original. A história de Goku, desde criança até o fim do arco “O Fim de Z”, sempre foi intitulada apenas como Dragon Ball. A distinção entre Dragon Ball e Z foi exclusiva do anime.
A revelação de que a série quase levou o nome de Gohan ressalta como pequenas decisões criativas moldaram o legado de Dragon Ball e consolidaram Goku como o maior ícone do universo shonen.
Sobre o anime
- Os 10 personagens mais fortes do fim de Dragon Ball Super que não são deuses ou anjos
- Dragon Ball Super – Lista de Episódios Filler para você pular
- Dragon Ball Z – Confira o poder de luta dos principais personagens de todas as sagas
Dragon Ball DAIMA é uma nova série de anime original produzida pela Toei Animation em comemoração ao 40º aniversário do mangá original de Akira Toriyama, Dragon Ball, que cresceu e se tornou a franquia popular mundial que conhecemos hoje.
Goku e seus amigos estavam vivendo tranquilamente, até que de repente ficaram pequenos devido a uma conspiração! Quando eles descobrem que a razão para isso pode estar em um mundo conhecido como “Reino Demoníaco”, um misterioso jovem Majin chamado Glorio aparece diante deles.
No post de hoje, comentamos sobre como o nome de Dragon Ball Z quase foi diferente.