“Jujutsu Kaisen” vem sendo aclamado como um dos animes mais populares da atualidade, com a nova temporada gerando grande antecipação e entusiasmo entre os fãs. No entanto, nem tudo parece ser motivo de celebração. De acordo com relatos recentes, há tensão nos bastidores envolvendo a equipe da MAPPA Studios.
A polêmica teve início quando a empresa solicitou que seus colaboradores assinassem um Acordo de Não Divulgação (NDA, na sigla em inglês). Em si, esse tipo de contrato não é incomum no mundo do entretenimento e da produção de mídia, visto que garante a confidencialidade de informações internas e de produção.
No entanto, o teor do contrato em questão levantou sobrancelhas e preocupações. O documento estipulava que os envolvidos não poderiam divulgar qualquer informação relativa à produção do anime. O contrato logo foi vazado online, o que levou a uma onda de indignação e a coragem de alguns animadores se manifestarem contra a tentativa da empresa de silenciar eventuais reclamações.
Um dos animadores declarou com veemência: “Eu não tenho nada a perder, então se quiser me processar, tudo bem!”. Enquanto outro expressou sua frustração dizendo: “Silenciar a equipe para evitar que falemos sobre quão precárias são as condições de trabalho é, no mínimo, irônico. Não estou disposto a sacrificar minha saúde por um trabalho que mal consegue cobrir meu aluguel.”
Os comentários acima ilustram a crescente insatisfação entre os colaboradores e destacam a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre as condições de trabalho na indústria do anime, sobretudo quando envolvem produções de grande sucesso como “Jujutsu Kaisen”.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen começou a ser lançado agora em 2020 no Japão na Crunchyroll. Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.