Sasuke passou de prodígio do clã Uchiha para um ninja renegado que ameaçou a vida de todo o mundo shinobi ao colaborar com a Akatsuki. Não se importando com absolutamente nada além de seus próprios objetivos, Sasuke ignorou seus únicos amigos ao cair no caminho da vingança. Mas quem é o verdadeiro culpado por todo esse trauma?
De quem realmente foi a culpa do Sasuke se tornar um renegado em Naruto?
A primeira resposta (e mais óbvia) é Itachi. O irmão mais velho de Sasuke foi o responsável pelo assassinato de todo o clã Uchiha. Não só isso, Itachi torturou o pequeno Sasuke com o terrível Tsukuyomi, manipulando-o para que ele o odiasse.
Mais tarde descobrimos que esse foi o jeito que Itachi encontrou de salvar Konoha e seu irmão ao mesmo tempo. O clã Uchiha, revoltado pelo tratamento dos líderes da Vila, planejava um golpe de estado que não resultaria em nada além da destruição de Konoha.
Podemos então transferir essa culpa para Danzo Shimura. Foi ele quem concebeu o plano de extermínio dos Uchiha. Motivado, é bem verdade, pelo desejo de proteger Konoha e pela desconfiança dos Uchiha, Danzo acabou com toda as chances de resolução pacífica ao roubar um dos olhos de Shisui.
Shisui Uchiha tinha o poder do Kotoamatsumaki, um genjutsu incrivelmente poderoso que podia fazer uma ou mais pessoas mudarem de ideia permanentemente, mesmo após serem informadas da técnica. Danzo achava perigoso demais esse poder na mão de um Uchiha e que isso não fosse o bastante.
Danzo era o líder da Fundação, a organização que lidava com operações secretas de Konoha. E quem o deixou ter reinado livre para cometer atos tão hediondos foi o Terceiro Hokage, Hiruzen Sarutobi.
Talvez seja dele, então, a culpa de Sasuke ter se tornado um renegado. Seu pacifismo a qualquer custo levou a situação dos Uchiha a se tornar perigosa. Sua falta de aptidão de gerenciar o lado negro dos negócios ninjas o fez deixar Danzo ter muito poder sobre o destino da Vila.
Mas Hiruzen era um homem bom, não? É possível que a culpa não seja dele, que tentou o melhor para manter a paz em Konoha. Talvez o problema seja o próprio sistema militar shinobi.
A “paz” no mundo ninja é assegurada da mesma forma que na Guerra Fria do mundo real: a ameaça de destruição mútua causada pelo domínio das Bestas com Cauda e de ninjas de altíssimo poder destrutivo.
Recursos financeiros são distribuídos de acordo com as capacidades militares das Vilas e crianças são treinadas desde cedo a se tornarem ferramentas políticas, prontas e preparadas para matar qualquer um que seus donos mandem.
As políticas do mundo ninja fizeram com que o “mandato” de Hiruzen fosse incapaz de lidar com a situação que alienou socialmente os Uchiha. Sua falta de comando permitiu que Danzo eliminasse qualquer solução pacífica para o conflito que inevitavelmente aconteceria.
Danzo, acreditando estar fazendo o melhor para proteger sua Vila, optou por destruir ao invés de construir, roubou de Shisui um olho e a chance de paz. Colocou em Itachi, um mero ninja de Konoha, a responsabilidade de matar seus próprios familiares para poupar o irmão mais novo.
Itachi, um ninja de Konoha, decidiu que a Vila era mais importante que o clã. E que Sasuke era mais importante que tudo. Matou os próprios pais e fez com que o irmão mais novo revivesse esse momento através de uma terrível ilusão.
Sasuke, buscando poder para matar aquele que ele via como o maior vilão de sua vida, não parou para nada. Rendeu seu corpo para os ensinamentos de Orochimaru, o traindo assim que se descobriu insatisfeito.
Lançou-se em guerra contra seus melhores amigos para obter o poder que tanto deseja. E depois que o conseguiu, após finalmente matar seu irmão… A descoberta da verdade sobre Itachi destruiu o pouco que lhe restava de insanidade.
Insanidade essa curada somente após o sacrifício de Naruto, que mais uma vez deu tudo de si para salvar um amigo que estava além de qualquer redenção.
De quem é a culpa, então? Itachi? Danzo? O sistema ninja?
A culpa é de Sasuke.
O filho de Fugaku e Mikoto Uchiha. O irmão mais novo de Itachi. O companheiro de Naruto e Sakura.
Passados trágicos são a norma em um mundo violento como o de Naruto. A maioria dos personagens que conhecemos na série são órfãos e conheceram a dor desde muito cedo.
Mas a escolha em espalhar essa dor pelo mundo é unica e exclusivamente de Sasuke. Naruto passou por um passado tão trágico ou mais. Kakashi perdeu tudo que amava repetidas vezes.
Sasuke não tinha nenhuma obrigação de se tornar um herói. Ele não devia nada a um mundo tão desastroso. Mas ele também não tinha obrigação de se tornar um renegado.
A culpa de Sasuke ter se tornado um renegado e do próprio Sasuke, que na sede de diminuir sua dor, fez do mundo um inferno para os únicos que restavam ao seu lado.
Confira também:
- Esta foi a lição mais importante que Kakashi aprendeu em Naruto
- Entenda por que Kakashi nunca contou a verdade para Naruto sobre os pais dele
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Itachi e Kisame visitaram a Aldeia da Folha em Naruto Clássico
- Vamos te provar que Naruto também era um prodígio no inicio da história
- Entenda por que o Shikamaru é tão inteligente em Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.