The Promised Neverland rapidamente se tornou um dos mangás da Weekly Shonen Jump desde sua estreia em 2016. Parte do sucesso da obra não é porque ela é focada em crianças, mas sim por cuasa de sua heróina, Emma.
Quando perguntado sobre a inspiração por trás de escolher a jovem garota para ser o foco do mangá, o autor Kaiu Shirai revelou que a escolha foi feita para dar um foco na dinâmica de mãe e filha na obra.
A entrevista, que foi feita durante a Jump Festa 2019 no Japão, foi traduzida pelo usuário do Twitter @OrganicDinosaur. Quando perugntado sobre porque decidiu fazer a protagonista ser um garota, Shirai respondeu:
“Porque no início, o chefe inimigo era Mama. Começa com a perspectiva de uma garota, porém isto é interrompido durante o confronto entre mãe e filha…’Na verdade, como a mãe é a inimiga dos irmãos, Emma [é como] uma pequena mãe que protege seus irmãos…’ Isto daria mais profundidade ao contraste entre ela e Mama.”
The Promised Neverland rapidamente cativou os fãs por usar protagonistas extremamente jovens comparados aos outros heróis da Shonen Jump, e uma das temáticas da obra é a força dos laços familiares. Ter uma protagonista feminina no centro do mangá dá a ele uma outra camada de intriga conforme Emma se torna uma figura materna conforme cresce para conseguir proteger seus irmãos.