Gege Akutami, o criador de Jujutsu Kaisen, recentemente confirmou que Naruto inspirou um aspecto crucial de sua obra, mas de uma maneira completamente diferente do que os fãs poderiam imaginar. Desde o início, Jujutsu Kaisen foi planejado para ser o oposto de Naruto, especialmente em relação à dinâmica entre seus personagens principais.
Como em muitas outras formas de arte, é comum que autores de mangás se inspirem em obras contemporâneas, e Gege Akutami não é exceção. Durante uma entrevista na Jujutsu Kaisen Exhibition em Shibuya, Akutami explicou como a relação entre Sukuna e Yuji, assim como entre Rika e Yuta, foi inspirada em Naruto e Kurama. No entanto, ao contrário do que se poderia esperar, essa inspiração levou Akutami a criar uma dinâmica completamente diferente entre seus personagens.
Enquanto a relação entre Rika e Yuta em Jujutsu Kaisen se assemelha à de Naruto e Kurama, Gege Akutami decidiu que Yuji e Sukuna precisavam de uma abordagem distinta. Diferente do desenvolvimento da relação de Naruto e Kurama, onde os dois eventualmente se reconciliam e formam uma das alianças mais fortes da série, Yuji e Sukuna foram destinados a ser completamente incompatíveis desde o início, criando um contraste marcante com Naruto.
Essa decisão de Akutami sublinha a intenção de fazer de Yuji e Sukuna a antítese de Naruto e Kurama. Mesmo que os fãs tenham comparado os dois pares por um longo tempo, Akutami finalmente confirmou que sua inspiração veio justamente do desejo de explorar uma dinâmica oposta à de Naruto. Enquanto Naruto eventualmente se torna amigo de Kurama, aproveitando seu poder e formando um vínculo emocional duradouro, Yuji nunca teve essa oportunidade com Sukuna, que nunca foi escrito para se comprometer ou desenvolver qualquer tipo de relacionamento com ele. Sukuna continua a menosprezar Yuji, e essa falta de reconhecimento pode ser justamente o que leva à sua derrota.
Curiosamente, durante a mesma entrevista, Akutami mencionou que também se inspirou em Bleach para moldar a história de Jujutsu Kaisen, particularmente na parte em que Ichigo decide por conta própria se tornar um shinigami. Assim como Ichigo, Yuji também é levado a uma situação perigosa no início da série, mas decide voluntariamente comer o dedo de Sukuna, mergulhando no mundo da feitiçaria jujutsu e dos Espíritos Amaldiçoados.
Apesar das grandes diferenças entre Yuji e Naruto, ambos compartilham uma característica central: um espírito indomável. Esse tipo de protagonista idealista que nunca desiste de seus sonhos é comum no gênero shōnen, mas Jujutsu Kaisen consegue explorar essa ideia de uma maneira nova e complexa através de Yuji, mantendo-o tão otimista e resoluto quanto Naruto, mas com uma profundidade adicional em sua jornada.
No fim das contas, o sucesso e a popularidade de Jujutsu Kaisen fazem todo o sentido quando se considera que Gege Akutami foi inspirado por alguns dos melhores shōnen da história. Enquanto Naruto permanece como um dos animes mais icônicos do início dos anos 2000, Jujutsu Kaisen está se moldando para ser o melhor shōnen moderno, e, com o tempo, pode se tornar um clássico cult assim como Naruto.
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.