O grande vilão de Demon Slayer, Muzan Kibutsuji, não é apenas o mestre por trás de muitos dos planos que os heróis tentam impedir; ele também é literalmente a origem de quase todos os demônios que eles encontram, graças à sua capacidade de criar mais demônios. Mas se Muzan criou todos os outros demônios mostrados na série, quem criou Muzan?
Embora Demon Slayer seja ambientado no início do século XX, Muzan aparece vivo em flashbacks que datam de 1.000 anos atrás. Ele cria outros demônios dando seu sangue a humanos, fazendo com que eles se transformem e ganhem poderes incríveis, desde que consigam lidar com as mutações. Se não conseguirem, seus corpos se reduzem a uma pilha de gosma antes de se transformarem em pó. Muzan exerce um surpreendente controle sobre aqueles que ele transformou, sendo capaz de matá-los com facilidade por coisas simples, como mencionar seu nome.
Muzan se tornou um demônio por acidente
No capítulo 127 do mangá Demon Slayer, é revelado que Muzan nem sempre foi um demônio, mas ele sempre foi uma pessoa má. Como a maioria dos outros demônios, Muzan começou como humano, mas, como foi o primeiro, não havia simplesmente um demônio que pudesse lhe dar sangue e causar sua transformação. A transformação de Muzan em demônio foi, na verdade, um acidente completo. No início dos anos 900, 1.000 anos antes da história, o humano Muzan estava morrendo de uma doença não especificada e decidiu se submeter a um tratamento experimental na tentativa de salvar sua vida.
O medicamento experimental era feito de uma flor conhecida como Lírio da Aranha Azul, uma planta rara que é quase um mito. Embora o remédio parecesse curá-lo, ele não conseguiu voltar a sair à luz do sol e começou a exibir outros sinais de ser um demônio. Enfurecido, Muzan matou o médico que criou o remédio original, mas foi deixado sem a capacidade de tolerar a luz solar como resultado.
O objetivo final de Muzan em Demon Slayer é o Lírio da Aranha Azul
Desde então, Muzan tentou fazer duas coisas. A primeira foi criar mais demônios compartilhando seu sangue, na esperança de que um deles mutasse de tal forma que fosse capaz de suportar a luz do sol, permitindo que ele aprendesse o segredo com eles. A segunda foi procurar o Lírio da Aranha Azul, na esperança de recriar o soro original que o transformou e possivelmente recuperar sua capacidade de sair à luz do sol. Isso também explica por que Muzan demonstra interesse em química e ciência em vários pontos do mangá – ele passou os últimos 1.000 anos aprendendo qualquer coisa que pudesse ajudá-lo a superar essa fraqueza.
Apesar de tudo isso, Muzan não quer voltar a ser um humano; tendo vivido uma vez com o espectro da morte pairando sobre ele, ele se recusa a fazê-lo novamente, preferindo buscar a imortalidade eliminando sua única fraqueza significativa.
Origem e motivações de Muzan o tornam o oposto de Tanjiro
Tanjiro e Muzan contrastam muito fortemente entre si, tanto em suas motivações quanto em suas histórias de origem. A história de origem de vilão de Muzan explica por que ele se tornou tão frustrado com suas circunstâncias e se voltou para o mal. Transformar-se em um demônio averso à luz do sol de repente seria suficiente para abalar qualquer um. No entanto, Tanjiro também sofreu circunstâncias perturbadoras fora de seu controle, talvez em uma medida ainda pior do que Muzan enfrentou.
Tanjiro perdeu quase tudo. Toda sua família pereceu nas mãos de demônios quando ele era jovem, deixando apenas ele e Nezuko como sobreviventes. Ele também enfrentou um problema totalmente novo: descobrir como transformar Nezuko de volta em humana após ela se tornar um demônio. Sua jornada como caçador de demônios foi cheia de lutas e dores, sendo fisicamente ferido e emocionalmente devastado a cada passo. Amigos e mentores morreram bem diante de seus olhos e, às vezes, ele sentia que estava destinado ao fracasso.
No entanto, a diferença crucial entre Muzan e Tanjiro está em como eles lidaram com as dificuldades que a vida lhes impôs. Muzan se voltou para o mal, matando inúmeras pessoas inocentes em sua busca por uma cura para seu problema demoníaco. Por outro lado, Tanjiro adota uma abordagem gentil e bondosa, lutando para ajudar a humanidade apesar de sua dor interna e até mostrando misericórdia aos próprios demônios que mataram sua família e transformaram sua irmã. Essa diferença marcante faz de Tanjiro o herói e Muzan o vilão de Demon Slayer.
Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba, é uma série japonesa de mangás shōnen escrita e ilustrada por Koyoharu Gotōge.
O mangá é serializado desde fevereiro de 2016 na revista semanal Weekly Shonen Jump, sendo compilada, até o momento, em 17 volumes tankōbon pela editora Shueisha.
Demon Slayer acompanha a história de Tanjiro, um jovem que tem sua família exterminada por Muzan Kibutsuji, o líder dos Oni, e sua irmã mais nova, Nezuko, transformada em Oni. Depois deste acontecimento, ele se junta aos exterminadores de Oni em busca de uma forma de reverter a transformação da irmã e salvá-la desse destino.
Demon Slayer atualmente possui duas temporadas completas. Além disso, os filmes de Demon Slayer adaptam arcos importantes da história entre estas temporadas.
Você pode assistir ao anime de Demon Slayer na Crunchyroll e parcialmente na Netflix. Já o mangá de Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.