De Arlong, que aterrorizou a cidade natal de Nami, a Enel, que governou Skypiea com mão de ferro. Do Rei do Reino Drum, que encontrou alegria no sofrimento de seu próprio povo, ao Governo Mundial, que erradicará qualquer um que ouse buscar a verdade sobre o Século Vazio. Existem inúmeras histórias de pessoas abusando de seu poder em One Piece.
Uma das histórias mais intrigantes sobre esse tópico é sobre um tirano implacável que usurpou a família real de longa data e manipulou toda a população desse reino a desprezar seu rei benevolente e aclamar o criminoso como o salvador. Esta é a história de Doflamingo e como ele tomou conta de Dressrosa em uma noite.
Um Pedido Absurdo
Embora Dressrosa costumasse ser um reino governado pela família Donquixote há centenas de anos, eles renunciaram ao direito de se tornar um dos Dragões Celestiais em Marie Geoise durante a formação do Governo Mundial, há 800 anos. Desde então, a família Riku assumiu como a Família Real do Reino.
Eles governaram Dressrosa magnanimamente e o transformaram em um reino próspero. O povo ama a família real e seu rei benevolente. Isso é especialmente verdadeiro para o mais recente governante de Dressrosa, o Rei Riku Doldo III, conhecido por sua bondade e generosidade.
Infelizmente para eles, o recém-eleito Shichibukai e capitão dos Piratas Donquixote, Donquixote Doflamingo, quer recuperar seu direito de nascimento como a realeza original de Dressrosa e transformá-lo na sede de sua operação ilegal de comércio de armas.
Mas mesmo Doflamingo sabe que travar uma guerra com uma nação inteira é uma coisa estúpida a fazer. Afinal, ele não só terá que enfrentar todo o poder militar de Dressrosa, mas países aliados também provavelmente se juntarão à briga. Ataques frontais só resultarão em sua derrota.
É quando ele tem uma ideia brilhante, porém sinistra. Naquela noite fatídica, Doflamingo sozinho infiltra o castelo e entra na câmara do Rei Riku. O sábio rei imediatamente reconhece quem Doflamingo é e pergunta a razão de sua visita. “Eu sou Donquixote Doflamingo. E acabei de retomar meu lugar de direito como Governante deste reino!”, ele disse. E com um sorriso maligno no rosto, Doflamingo proferiu um pedido absurdo que era mais louco do que qualquer coisa que o Rei Riku já havia pensado antes.
“Rei Riku, vou vender este Reino para você por 10 bilhões de berries! Você tem até o amanhecer. Sem ajuda de fora do país. Estou testando sua habilidade como rei. Não conte ao povo sobre mim!”
O Manipulador da Destruição
Ao ouvir esse pedido ridículo, o Rei Riku cometeu o maior erro de sua vida. Ele concorda. Em vez de se envolver em uma guerra total contra os Piratas Donquixote, uma batalha tão devastadora que poderia custar a vida de seus cidadãos inocentes, o Rei escolheu obedecer.
No entanto, o palácio real não tem esse dinheiro à disposição e, com apenas cerca de seis horas até o prazo, é praticamente impossível reunir essa quantia de dinheiro. Felizmente, o Rei Riku encontra uma solução desesperada. Ele ordena que os guardas reais visitem todos os cantos do reino e peçam que as pessoas entreguem suas riquezas.
Como não podem falar sobre o pedido sinistro de Doflamingo, os guardas só podem pedir aos cidadãos confusos que confiem em seu amado rei. As pessoas relutam no início, mas quando veem o próprio Rei ajoelhado diante delas, pedindo que confiem nele sem questionar, as pessoas finalmente começam a esvaziar suas casas e abrir mão de seus preciosos pertences. Um testemunho de quanto amam o Rei Riku. Infelizmente, quando tudo parece estar indo bem para eles, é quando Doflamingo inicia a segunda fase de seu plano.
Doflamingo tem o poder das Frutas String String. Uma de suas habilidades é criar fios transparentes que podem ser usados para controlar o corpo de outras pessoas, transformando-o efetivamente em um mestre de marionetes. Com essa habilidade terrível, Doflamingo assume o controle do corpo do Rei Riku e o força a matar seus súditos inocentes.
Perdendo o controle de seu corpo, o Rei Riku implora a Doflamingo que pare com essa loucura, enquanto lágrimas escorrem por seu rosto e o sangue de pessoas inocentes pinga de sua espada. Divertido com a cena caótica diante de si, Doflamingo intensifica e assume o controle dos guardas reais, forçando-os a massacrar as pessoas a quem são jurados proteger. Num instante, o Rei Benevolente se transforma no Rei Louco.
O Herói Falso
Sentimentos de tristeza, confusão e incredulidade enchem o ar enquanto o povo de Dressrosa foge das espadas furiosas e indiscriminadas do Rei Riku e de seus guardas reais. Eles se sentem traídos, assustados e desapontados pelo homem a quem sempre consideraram o maior rei de todos os tempos. Ao mesmo tempo, o Rei Riku e seus guardas reais gritam com o coração, pedindo perdão aos cidadãos enquanto cortam impotentes essas pessoas inocentes.
Quando o terror atinge seu ápice, um grupo de pessoas aparece de repente no horizonte. São Doflamingo e seus executivos, junto com centenas de pessoas que pertencem aos Piratas Donquixote. Eles imediatamente interrompem os guardas reais em seu caminho, ajudam os cidadãos feridos e detêm o Rei Riku, que está afogado em tremenda tristeza e culpa pelo que fez com seu povo. Doflamingo se apresenta ao povo de Dressrosa. “Meu nome é Donquixote Doflamingo”, ele disse, “Eu vim para salvar este reino.”
Para o povo de Dressrosa, essas palavras são o evangelho de um messias que desce dos céus para salvá-los. Um salvador que vence o mal e protege o povo comum. Naquele instante, todos em Dressrosa concordam unanimemente em depositar seu destino em Doflamingo. Em nomeá-lo seu novo líder. E assim, o criminoso se torna o herói. O pirata se torna o Rei. Em apenas uma noite, Doflamingo tomou completamente conta do orgulhoso Reino de Dressrosa.
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.
Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.