CEO do estúdio MAPPA gera indignação sobre as condições de trabalho

Em uma entrevista divulgada no Comic Natalie em 1º de novembro, o CEO da MAPPA, Manabu Otsuka, discutiu seus planos ambiciosos para o futuro do estúdio.

PUBLICIDADE

No entanto, em vez de comemorar a perspectiva de mais animes de alta qualidade do estúdio que nos trouxe Jujutsu Kaisen, os fãs recorreram ao Twitter para criticar os comentários do CEO.

A entrevista com o CEO da MAPPA Como parte do oitavo episódio da Anime Studio Chronicle do Comic Natalie, o site de notícias de entretenimento japonês entrevistou Manabu Otsuka, perguntando-lhe o que contribuiu para a rápida ascensão da MAPPA para se tornar um dos estúdios de anime mais conhecidos.

PUBLICIDADE

A empresa foi fundada há 12 anos, em 2011, pelo ex-produtor da Madhouse, Masao Maruyama, e foi impulsionada para o centro das atenções após o lançamento de grandes títulos em 2016, como Yuri!!! On Ice e In This Corner of the World.

A partir daí, foi um sucesso atrás do outro, até chegarmos ao presente com o lançamento de Jujutsu Kaisen e o episódio final de Attack On Titan, o que elevou a MAPPA ao estrelato no mundo do anime.

A entrevista discutiu a fundação da MAPPA, sua ascensão e planos para o futuro. Foi aí que a polêmica começou. Manabu Otsuka revelou ao Comic Natalia que o objetivo da MAPPA é igualar os padrões estabelecidos pela Kyoto Animation e Ufotable. Isso inclui manter uma produção de alta qualidade enquanto aumenta o volume de projetos.

No entanto, após várias polêmicas na indústria sobre as condições de trabalho dos animadores, esses comentários fizeram com que os fãs ficassem cada vez mais preocupados com a carga de trabalho imposta pela MAPPA aos seus criadores.

PUBLICIDADE
CEO do estúdio MAPPA gera indignação sobre as condições de trabalho
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Os fãs respondem aos planos da MAPPA

O rápido crescimento da MAPPA e seu extenso portfólio de animes anteriormente geraram debates online sobre as condições de trabalho na indústria de animes. E essa nova controvérsia surge depois que o animador Hokuto Sadamoto recorreu ao Twitter em outubro de 2023, em um tweet agora excluído, para revelar que foi forçado a completar 250 cortes de animação para o episódio 14 da segunda temporada de Jujutsu Kaisen.

A entrevista provocou os fãs a irem para o Twitter/X expressar sua decepção com o estúdio.

PUBLICIDADE

A revelação sobre as duras condições de trabalho impostas pelo estúdio – junto com alegações de verão de 2023 de que a MAPPA estava forçando criadores a assinar acordos de confidencialidade – pintou um quadro sombrio sobre a ética do estúdio, deixando um gosto amargo na boca dos fãs.

Embora sempre tenhamos sabido que o anime é um jogo de números. Afinal, como os estúdios podem continuar produzindo animes de alta qualidade se não ganham dinheiro? No entanto, é também um equilíbrio delicado. O que, aparentemente, a MAPPA não está alcançando.

Kishibe - Tudo sobre o personagem de Chainsaw Man
Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

Os pensamentos dos fãs sobre o assunto foram tornados abundantemente claros: a MAPPA está priorizando vencer a “corrida dos animes” em detrimento da saúde e do bem-estar de sua equipe.

Mas como o estúdio pode desfazer o dano à sua reputação? De acordo com o Twitter/X, os fãs gostariam que a MAPPA seguisse o exemplo de outros grandes estúdios de anime, concentrando-se em menos projetos e fornecendo prazos razoáveis ​​aos animadores.

Mas isso trará uma mudança mais positiva para a indústria? Ou a controvérsia fará com que a MAPPA continue encobrindo suas supostas práticas inadequadas e as esconda com mais acordos de confidencialidade?

PUBLICIDADE
Gege Akutami traz cientistas para explicar o infinito de Gojo em Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Só o tempo dirá. No entanto, há uma coisa na qual todos podemos concordar. Estúdios de renome como Madhouse e Kyoto Animation alcançaram seu status buscando qualidade em vez de quantidade. Uma lição que a MAPPA deve aprender se quiser sobreviver nesta indústria cada vez mais competitiva.

Confira também:

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.