PUBLICIDADE
InícioAnimeCEO do estúdio MAPPA gera indignação sobre as condições de trabalho

CEO do estúdio MAPPA gera indignação sobre as condições de trabalho

Em uma entrevista divulgada no Comic Natalie em 1º de novembro, o CEO da MAPPA, Manabu Otsuka, discutiu seus planos ambiciosos para o futuro do estúdio.

PUBLICIDADE

No entanto, em vez de comemorar a perspectiva de mais animes de alta qualidade do estúdio que nos trouxe Jujutsu Kaisen, os fãs recorreram ao Twitter para criticar os comentários do CEO.

A entrevista com o CEO da MAPPA Como parte do oitavo episódio da Anime Studio Chronicle do Comic Natalie, o site de notícias de entretenimento japonês entrevistou Manabu Otsuka, perguntando-lhe o que contribuiu para a rápida ascensão da MAPPA para se tornar um dos estúdios de anime mais conhecidos.

PUBLICIDADE

A empresa foi fundada há 12 anos, em 2011, pelo ex-produtor da Madhouse, Masao Maruyama, e foi impulsionada para o centro das atenções após o lançamento de grandes títulos em 2016, como Yuri!!! On Ice e In This Corner of the World.

A partir daí, foi um sucesso atrás do outro, até chegarmos ao presente com o lançamento de Jujutsu Kaisen e o episódio final de Attack On Titan, o que elevou a MAPPA ao estrelato no mundo do anime.

A entrevista discutiu a fundação da MAPPA, sua ascensão e planos para o futuro. Foi aí que a polêmica começou. Manabu Otsuka revelou ao Comic Natalia que o objetivo da MAPPA é igualar os padrões estabelecidos pela Kyoto Animation e Ufotable. Isso inclui manter uma produção de alta qualidade enquanto aumenta o volume de projetos.

No entanto, após várias polêmicas na indústria sobre as condições de trabalho dos animadores, esses comentários fizeram com que os fãs ficassem cada vez mais preocupados com a carga de trabalho imposta pela MAPPA aos seus criadores.

PUBLICIDADE
CEO do estúdio MAPPA gera indignação sobre as condições de trabalho
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Os fãs respondem aos planos da MAPPA

O rápido crescimento da MAPPA e seu extenso portfólio de animes anteriormente geraram debates online sobre as condições de trabalho na indústria de animes. E essa nova controvérsia surge depois que o animador Hokuto Sadamoto recorreu ao Twitter em outubro de 2023, em um tweet agora excluído, para revelar que foi forçado a completar 250 cortes de animação para o episódio 14 da segunda temporada de Jujutsu Kaisen.

A entrevista provocou os fãs a irem para o Twitter/X expressar sua decepção com o estúdio.

PUBLICIDADE

A revelação sobre as duras condições de trabalho impostas pelo estúdio – junto com alegações de verão de 2023 de que a MAPPA estava forçando criadores a assinar acordos de confidencialidade – pintou um quadro sombrio sobre a ética do estúdio, deixando um gosto amargo na boca dos fãs.

Embora sempre tenhamos sabido que o anime é um jogo de números. Afinal, como os estúdios podem continuar produzindo animes de alta qualidade se não ganham dinheiro? No entanto, é também um equilíbrio delicado. O que, aparentemente, a MAPPA não está alcançando.

Kishibe - Tudo sobre o personagem de Chainsaw Man
Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

Os pensamentos dos fãs sobre o assunto foram tornados abundantemente claros: a MAPPA está priorizando vencer a “corrida dos animes” em detrimento da saúde e do bem-estar de sua equipe.

Mas como o estúdio pode desfazer o dano à sua reputação? De acordo com o Twitter/X, os fãs gostariam que a MAPPA seguisse o exemplo de outros grandes estúdios de anime, concentrando-se em menos projetos e fornecendo prazos razoáveis ​​aos animadores.

Mas isso trará uma mudança mais positiva para a indústria? Ou a controvérsia fará com que a MAPPA continue encobrindo suas supostas práticas inadequadas e as esconda com mais acordos de confidencialidade?

PUBLICIDADE
Gege Akutami traz cientistas para explicar o infinito de Gojo em Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Só o tempo dirá. No entanto, há uma coisa na qual todos podemos concordar. Estúdios de renome como Madhouse e Kyoto Animation alcançaram seu status buscando qualidade em vez de quantidade. Uma lição que a MAPPA deve aprender se quiser sobreviver nesta indústria cada vez mais competitiva.

Confira também:

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.