Em uma entrevista divulgada no Comic Natalie em 1º de novembro, o CEO da MAPPA, Manabu Otsuka, discutiu seus planos ambiciosos para o futuro do estúdio.
No entanto, em vez de comemorar a perspectiva de mais animes de alta qualidade do estúdio que nos trouxe Jujutsu Kaisen, os fãs recorreram ao Twitter para criticar os comentários do CEO.
A entrevista com o CEO da MAPPA Como parte do oitavo episódio da Anime Studio Chronicle do Comic Natalie, o site de notícias de entretenimento japonês entrevistou Manabu Otsuka, perguntando-lhe o que contribuiu para a rápida ascensão da MAPPA para se tornar um dos estúdios de anime mais conhecidos.
A empresa foi fundada há 12 anos, em 2011, pelo ex-produtor da Madhouse, Masao Maruyama, e foi impulsionada para o centro das atenções após o lançamento de grandes títulos em 2016, como Yuri!!! On Ice e In This Corner of the World.
A partir daí, foi um sucesso atrás do outro, até chegarmos ao presente com o lançamento de Jujutsu Kaisen e o episódio final de Attack On Titan, o que elevou a MAPPA ao estrelato no mundo do anime.
A entrevista discutiu a fundação da MAPPA, sua ascensão e planos para o futuro. Foi aí que a polêmica começou. Manabu Otsuka revelou ao Comic Natalia que o objetivo da MAPPA é igualar os padrões estabelecidos pela Kyoto Animation e Ufotable. Isso inclui manter uma produção de alta qualidade enquanto aumenta o volume de projetos.
No entanto, após várias polêmicas na indústria sobre as condições de trabalho dos animadores, esses comentários fizeram com que os fãs ficassem cada vez mais preocupados com a carga de trabalho imposta pela MAPPA aos seus criadores.
Os fãs respondem aos planos da MAPPA
O rápido crescimento da MAPPA e seu extenso portfólio de animes anteriormente geraram debates online sobre as condições de trabalho na indústria de animes. E essa nova controvérsia surge depois que o animador Hokuto Sadamoto recorreu ao Twitter em outubro de 2023, em um tweet agora excluído, para revelar que foi forçado a completar 250 cortes de animação para o episódio 14 da segunda temporada de Jujutsu Kaisen.
A entrevista provocou os fãs a irem para o Twitter/X expressar sua decepção com o estúdio.
A revelação sobre as duras condições de trabalho impostas pelo estúdio – junto com alegações de verão de 2023 de que a MAPPA estava forçando criadores a assinar acordos de confidencialidade – pintou um quadro sombrio sobre a ética do estúdio, deixando um gosto amargo na boca dos fãs.
Embora sempre tenhamos sabido que o anime é um jogo de números. Afinal, como os estúdios podem continuar produzindo animes de alta qualidade se não ganham dinheiro? No entanto, é também um equilíbrio delicado. O que, aparentemente, a MAPPA não está alcançando.
Os pensamentos dos fãs sobre o assunto foram tornados abundantemente claros: a MAPPA está priorizando vencer a “corrida dos animes” em detrimento da saúde e do bem-estar de sua equipe.
Mas como o estúdio pode desfazer o dano à sua reputação? De acordo com o Twitter/X, os fãs gostariam que a MAPPA seguisse o exemplo de outros grandes estúdios de anime, concentrando-se em menos projetos e fornecendo prazos razoáveis aos animadores.
Mas isso trará uma mudança mais positiva para a indústria? Ou a controvérsia fará com que a MAPPA continue encobrindo suas supostas práticas inadequadas e as esconda com mais acordos de confidencialidade?
Só o tempo dirá. No entanto, há uma coisa na qual todos podemos concordar. Estúdios de renome como Madhouse e Kyoto Animation alcançaram seu status buscando qualidade em vez de quantidade. Uma lição que a MAPPA deve aprender se quiser sobreviver nesta indústria cada vez mais competitiva.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial