Como todo bom anime shonen, Jujutus Kaisen e Naruto possuem os seus próprios sistemas de poderes, que em uma primeira olhada até parecem ter muito em comum, mas na verdade cada um deles guarda regras e peculiaridades bem distintas.
Por isso, para além de comparar esses dois sistemas, resolvemos fazer uma lista mostrando as principais diferenças entre a Energia Amaldiçoada e o Chakra.
Origens
Enquanto o Chakra é uma energia produzida naturalmente por todos os seres vivos, a Energia Amaldiçoada nasce a partir de emoções negativas cultivadas pelas pessoas, como raiva e tristeza. Assim, locais onde esse tipo de emoção é mais presente, como hospitais e escolas, também possuem uma grande carga de Energia Amaldiçoada
Manifestação
Por mais que o chakra se torne visível através de algumas técnicas, a coisa mais próxima que temos de uma manifestação em Naruto é o Susanoo, que cria um humanoide feito inteiramente de chakra. Já em Jujutsu, as Maldições são literalmente manifestações da Energia Amaldiçoada, sendo geralmente invisíveis para os não-feiticeiros.
Versatilidade
Embora ambos os sistemas apresentem técnicas bem interessantes, no caso de Naruto, o chakra pode ser utilizado para uma variedade maior de habilidades, além de possuir diferentes tipos de classificação. Em compensação, Jujutsu possui algumas técnicas verdadeiramente criativas, como o Feitiço das Proposições de Nanami
Exclusividade das Técnicas
Diferente de Naruto, onde os ninjas de elite aprendem vários tipos de técnicas e transformações da natureza, em Jujutsu os Feiticeiros geralmente possuem variações de uma mesma técnica inata ou herdada, que não se repete para nenhum outro personagem.
Pactos/Contratos
Enquanto em Naruto os ninjas podem selar um contrato de invocação com uma animal para ajudá-lo no meio do combate, em Jujutsu os Feiticeiros consegue criar Pactos ou Votos de Vinculação, onde eles podem impor determinadas condições para aumentar a sua Energia Amaldiçoada ou a força das suas técnicas.
Sobre o futuro de Jujutsu Kaisen, recentemente foi anunciado que a série receberá um filme, que adaptará os eventos do Volume 0 do mangá, e tem estreia prevista para a temporada de inverno de 2022. Já a história de Naruto continua avançando no mangá de Boruto, que recebe um novos capítulos todo mês.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.