No post de hoje, falaremos sobre paternidade. Sabemos que os Saiyajins não são os melhores pais do mundo, já que eles passam a maior parte do seu tempo treinando e salvando o Universo. Tanto Goku quanto Vegeta possuem famílias muito distintas, mas qual dos dois Saiyajins é o melhor pai?
O criador de Dragon Ball chegou a comentar sobre o assunto, falando sobre a raça Saiyajin e seu conceito de laços familiares. No passado, Akira Toriyama foi pedido para comparar como Goku e Vegeta veem a própria família, e suas visões não poderiam ser mais diferentes.
“Vegeta, cujo orgulho estava seriamente ferido, procurou ajuda em Bulma, e pouco a pouco, sua personalidade cruel mudou.” Disse o autor durante uma entrevista sobre Bardock.
“Por outro lado, Goku pode não ver os membros de sua família como Gohan e Chi-Chi como algo além de companheiros.”
Toriyama ainda chegou a mencionar que a falta de laços familiares de Goku vem de sua própria família. “O quarteto de Bardock, Gine, Raditz e Kakaroto formavam a família de Bardock, mas os quatro nunca estavam juntos,” disse Toriyama.
“Os Saiyajins não possuem um conceito de ‘família’ muito bem formado.”
Quando vemos por este lado, é fácil de entender porque Goku é um pai menos preocupado que Vegeta. No anime, podemos ver que os dois Saiyajins possuem modos distintos de criarem seus filhos. Enquanto Chi-Chi e Bulma cuidam da criação das crianças, os Saiyajins ficam com a parte do treinamento dos jovens guerreiros. Enquanto Goku é mais livre com Gohan e Goten, Vegeta está sempre observando Trunks com cuidado para garantir que ele faça tudo certo. E, quando as crianças alcançaram a forma de Super Saiyajin, Vegeta foi aquele que ficou mais espantado com o fato.
Dragon Ball Super encerrou sua primeira fase em março deste ano com o final do Torneio do Poder num combate eletrizante entre Goku, Freeza, o Androide 17 e Jiren. Com o final do anime, teremos um filme em 14 de dezembro de 2018. Além disso, o mangá continua sendo publicado todo mês, por volta do dia 22.
Ainda não sabemos quando o anime terá capítulos inéditos novamente, mas a aposta é que isso aconteça em 2019. Até lá, é possível acompanhar o anime no Cartoon Network em versão dublada e no Crunchyroll com o áudio original em japonês e legendas em português.