Dragon Ball é sem dúvida uma das franquias de maior sucesso no mundo, sendo um dos pilares do gênero shonen e se tornando um verdadeiro ícone da cultura pop, que quebrou barreiras culturais e marcou a vida de milhares de jovens.
No entanto, por mais que a sua imensa popularidade seja indiscutível, Akira Toriyama, o criador da obra, já revelou que não entende muito bem como Dragon Ball alcançou todo esse sucesso. Em uma entrevista de 2018 feita pela Weekly Shonen Jump, o mangaká foi questionado sobre a influência de Dragon Ball no gênero shonen, e a sua resposta foi bem inesperada (via @Herms98).
“Isso não faz nenhum sentido para mim, já que acho que eu desenho as coisas do jeito errado.”
Esclarecer um pouco mais a sua resposta, Toriyama disse que o universo de Dragon Ball acaba sendo muito aberto e livre de regras, logo qualquer coisa pode acontecer.
“Eu acho que é porque é um mundo muito grande, onde vale tudo. Uma vez que você consegue fazer isso você pode desenhar qualquer coisa e ninguém pode reclamar que é impossível. (Risos).”
“Sempre que eu leio outros mangás da Jump, ficou impressionado com o quanto eles desenham. Eu me senti um pouco envergonhado por estar na mesa revista que eles”, complementa o autor.
Por mais que a crítica de Toriyama seja valida, principalmente em comparação ao nível de detalhes dos mangás atuais, uma parte do charme de Dragon Ball está justamente na sua simplicidade, tanto em relação a sua história, que dispensa sistemas de poderes complexos, como no visual dos seus personagens, que facilmente se tornam marcantes.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.