Não é segredo para ninguém que Akira Toriyama, o criador da franquia Dragon Ball, se inspirou em várias obras diferentes quando criou seu mangá.
Estas inspirações variam desde histórias tradições e lendas da China e do Japão, até obras modernas, como filmes de Hollywood que faziam sucesso na época da serialização de Dragon Ball.
A Saga Cell de Dragon Ball Z possui grandes semelhanças com os filmes da franquia Exterminador do Futuro, especialmente quando levamos em conta o uso de viagem no tempo e de androides.
Porém, o personagem de Dragon Ball Z que mais foi inspirado por Exterminador do Futuro é Trunks. Muitos fãs já notaram a semelhança entre o filho de Vegeta e John Connor, principalmente pelo cabelo e pela personalidade jovial.
A única grande diferença é que John Connor não usou uma máquina do tempo quando era jovem.
É muito interessante ver que obras ocidentais muitas vezes afetam e inspiram a criação de obras orientais, e vice-versa. Muitos filmes e séries da atualidade buscam inspiração nos mangás e animes japoneses, enquanto os mangakás do Japão fazem o mesmo com os filmes e séries do ocidente.