Goku é o personagem principal da franquia Dragon Ball e um dos guerreiros mais poderosos que existem, alcançando o status lendário de Super Saiyan durante suas batalhas com Freeza no planeta Namek. No entanto, grande parte desse potencial veio da genética que ele herdou de seus pais Bardock e Gine.
Embora sua genética o permita alcançar a transformação Super Saiyajin e muitas outras, não está totalmente claro se um guerreiro como Bardock era capaz alcançar essa transformação, mas podemos prestar atenção em alguns detalhes de sua história e tentar chegar numa conclusão.
Afinal, será que Bardock era capaz de se transformar em Super Saiyajin assim como seu filho Goku? Antes de tudo, precisamos entender quem era Bardock.
Bardock era apenas um guerreiro Saiyan de classe baixa. Ele era casado com uma mulher chamada Gine, e o pai de dois filhos – Raditz e Kakarot. Embora ele fosse um soldado convencido, ele era um caso à parte do resto da raça Saiyajin por sua racionalidade e simpatia. Trabalhando com uma equipe de outros Saiyajins, ele foi um dos inúmeros servos de Freeza em toda a galáxia.
Após Freeza descobrir que os Saiyans estavam crescendo em número e em poder, ele temeu que a raça poderia traí-lo e decidiu acabar com o planeta Vegeta. Bardock até tentou alertar os outros guerreiros de seu planeta, mas eles não entenderam a ameaça que ele estava alertando. Esse aspecto foi cortado da continuidade atual, mas o final de ambos é o mesmo: Bardock é um dos Saiyajins que tenta confrontar Freeza quando decide acabar com o planeta, mas não há nada que ele ou qualquer outro Saiyajin possa fazer para pará-lo. Ele e Gine são ambos mortos na explosão.
Bardock, como a maioria dos Saiyajins que estavam vivos no momento do ataque de Freeza ao Planeta Vegeta, não era nem de longe poderoso o suficiente para se tornar um Super Saiyajin. É preciso uma quantidade extraordinária de poder para atingir esse estado e requer imenso treinamento e grande disciplina. Também requer uma conexão emocional genuína, algo que a maioria dos Saiyajins não possuía. A raça Saiyajin demonstrou se concentrar mais em seu status como guerreiros do que como família e isso os transformou em uma força de combate de elite, mas os impediu de alcançar uma parte essencial da transformação do Super Saiyajin. Os Saiyajins estavam mais preocupados em expandir suas forças por todo o universo a serviço de seus empregadores. Isso significa que suas conexões emocionais eram cada vez mais distantes e eles não teriam o tipo de catalisador necessário para alcançar o lugar emocional que outros Saiyajins como Goku, Vegeta ou Gohan teriam para fazer suas primeiras transformações.
Sendo assim, Bardock não era capaz de se transformar em um Super Saiyajin, o que é uma pena.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.
Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão enfrentando um inimigo milenar e poderosíssimo: Moro, o consumidor de planetas, uma ameaça que pode muito bem acabar com o Universo 7 num piscar de olhos.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.