Naruto acabou se tornando o ninja mais poderoso da história no final de Naruto Shippuden, e grande parte de sua força vem de Kurama, a Raposa de Nove Caudas.
Kurama sempre emprestou sua força para Naruto, mesmo antes dos dois fazerem as pazes. É por causa do poder dele que Naruto conseguiu vencer a maior parte de suas grandes lutas e se tornar o ninja que é hoje.
Isto nos leva a imaginar sobre o quão forte Naruto seria se nunca tivesse sido o Jinchuuriki da Nove Caudas.
Para começar, Naruto não seria tão fraco sem Kurama como muitos fãs imaginam. O único jeito jeito de Naruto não se tornar o Jinchuuriki da Nove Caudas seria se seus pais nunca tivessem morrido. Ou seja, Minato e Kushina precisariam estar vivos para que ele não se tornasse um Jinchuuriki.
Isto significa que ele cresceria sob a tutela de seu pai, o Quarto Hokage, que com certeza lhe ensinaria os seus melhores jutsus. Naruto ainda seria capaz de utilizar o Rasengan e invocar sapos, e eventualmente aprenderia a utilizar o Hiraishin no Jutsu, a técnica de teletransporte utilizada por Minato.
Além disso, Naruto conheceria vários Fuinjutsus, já que sua mãe, Kushina, era uma expert neste tipo de técnica. Outro detalhe interessante é que Naruto seria um gênio ainda na academia, já que ele não seria mais atrapalhado pelo chakra de Kurama e teria total controle sobre seu próprio chakra.
É seguro afirmar que Naruto não nem mesmo metade da força que ele possui atualmente sem Kurama, mas ele ainda seria mais poderoso do que a maioria dos ninjas da Aldeia da Folha.