Afinal, quais eram os poderes únicos do Mangekyo Sharingan de Madara Uchiha em Naruto Shippuden?

Enquanto todos os usuários do Sharingan dividem os mesmo poderes, aqueles que despertam o Mangekyo Sharingan ganham habilidades especiais, uma para cada olho. Pense nas duas variações do Kamui de Obito/Kakashi, na combinação Amaterasu/Tsukuyomi de Itachi, ou no Amaterasu/Kagatusuchi de Sasuke. Mas há uma incógnita entre os usuários do Mangekyo Sharingan: quais eram os poderes únicos de Madara?

Antes de entrarmos no tópico, um aviso. Não há nenhuma confirmação oficial dos poderes únicos ou se Madara sequer tem uma habilidade única em seus Mangekyo Sharingan. São especulações educadas, apenas.

O que podemos afirmar, logo de cara, é que as habilidades dos Clones do Limbo não são esses poderes. Apesar de apenas Madara ter mostrado a capacidade de criar esses clones na divisão invisível  do  Limbo, o Quarto Databook oficial de Naruto afirma que essa é uma habilidade do Rinnegan de Madara,  e não do MS.

Outra forma de confirmar isso é que Sasuke só consegue ver os clones após despertar o seu próprio Rinnegan especial depois de receber uma infusão de chakra de Hashirama e Hagoromo.

Uma outra especulação mais famosa  entre os fãs é que ele tem acesso ao Tsukuyomi/Amaterasu, baseado no fato dele ser uma reencarnação de Indra Otsutsuki. O problema é que se Madara pudesse usar esses poderes, ele certamente teria usado  na Quarta Guerra Mundial  Ninja, principalmente durante o combate contra os Cinco Kage.

E como ele jamais demonstrou esse tipo de habilidade em nenhuma mídia, podemos descartar essa possibilidade sem muito peso no coração.

Uma  sugestão seria analisar mais o que é mostrado de maneira sutil durante a série.

Por exemplo, após utilizar o chakra absorvido de Hashirama, Madara passou a ser capaz de criar clones de madeira. E ele afirmou que era o único capaz de distinguir entre clones de madeira e Hashirama.

Ele também já se mostrou capaz de distinguir entre clones das sombras e o Naruto original. Talvez essa seja uma das habilidades especiais, uma vez que nenhum outro personagem se mostrou capaz de fazer isso. Nem mesmo outros possuidores do Sharingan ou de outro dojutsu.

Essa hipótese é interessante pois Madara foi morto por Hashirama após ter sido enganado por um clone de madeira. Em tese, isso invalidaria a ideia, mas Madara só foi pego por esse dibre quando seu Sharingan já estava desativado – talvez por falta de chakra, já que a batalha estava em seu fim.

Outra habilidade que só vimos Madara apresentar foi a invocação de meteoros com o Tengai Shinsei. Mas essa dificilmente é uma habilidade do Mangekyo Sharingan, uma vez que ela só foi executada depois de Madara despertar o Rinnegan. Kabuto, controlando Mu, afirma que esse poder é um pedaço dos poderes do Sábio dos Seis Caminhos, o que é mais um indício de que esse poder é exclusivo do Rinnegan.

O Susanoo de Madara é incrivelmente poderoso, muito mais que um Susanoo comum. E muito maior, também. Madara também foi o único capaz de criar Susanoo a partir de clones, tendo em um momento tendo criado 25 dessas armaduras de chakra no combate contra os Cinco Kage.

Assim como uma das habilidades do MS de Sasuke é o controle do Amaterasu através do Kagutsuchi, uma habilidade de Madara poderia ser um controle maior das habilidades do Susanoo.

Mesmo sem os poderes divinos do Rinnegan de Sasuke,  Madara já era capaz de, por exemplo, colocar a armadura em Kurama, como vimos em sua batalha final contra Hashirama.

Em uma OVA específico de um jogo da franquia, Madara parece utilizar o seu poder para fazer o tempo voltar alguns segundos. Ou essa foi a representação de uma possível habilidade de ver o futuro alguns segundos a frente. Urashiki Otsutsuki era capaz disso em Boruto: Naruto Next Generations.

Essa habilidade seria uma extensão natural da capacidade precognitiva do Sharingan comum e seu uso pode explicar como  Madara é tão competente em seu taijutsu, mesmo enfrentando uma multidão de gente durante a Quarta Guerra Ninja.

Apesar das mídias dos jogos não serem oficialmente canônicas, como explicamos aqui, não é nada que explicitamente contradiz algo que aconteceu no anime ou no mangá. Dessa forma, não se pode ignorar a possibilidade.

Mas não apenas essa habilidade seria extremamente apelona, Madara poderia ter usado em diversos momentos para se salvar de certos ataques e até da traição de Zetsu Negro.

Portanto, meus chutes educados dizem que as habilidades únicas do Mangekyo Sharingan de Madara são extremamente sutis, ao contrário das outras habilidades, mas igualmente úteis na vida de Madara, sendo:

  • Habilidade de distinguir clones do original, mesmo os das sombras ou de madeira
  • Controle refinado/Aumento  dos poderes do Susanoo, semelhante ao Kagutsuchi em relação ao Amaterasu.

E pra você, quais são os poderes únicos do Mangekyo Sharingan Madara?

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por