Sukuna, conhecido como o Rei das Maldições, é o principal antagonista de Jujutsu Kaisen e uma das figuras mais poderosas e cruéis da história. Após mais de mil anos de existência e destruição, seu arco chegou ao fim nos capítulos finais do mangá, mas seu desfecho surpreendeu muitos fãs — tanto pelo encerramento do conflito quanto pela mudança inesperada no personagem.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Sukuna é derrotado por Yuji, mas encontra redenção no fim de Jujutsu Kaisen

Nos capítulos finais do mangá, Sukuna é finalmente derrotado por Yuji Itadori, que usa uma técnica de Expansão de Domínio inversa à de Sukuna, fazendo com que o vilão percorra suas memórias e seja confrontado com a ideia de que a forma como viveu — negando amor, afetos e compaixão — foi um erro.
Mesmo assim, Sukuna rejeita esse pensamento inicialmente e diz que sua natureza sempre foi de destruição, sendo guiado apenas pela sobrevivência e força.
Contudo, ao morrer, Sukuna encontra Mahito em um plano espiritual e começa a refletir sobre sua existência. Mahito o faz perceber que ele não foi cruel apenas por natureza, mas também por rancor e desejo de vingança por ter sido rejeitado desde o nascimento.
Esse momento de introspecção o leva a reconhecer que poderia ter feito escolhas diferentes, o que o leva a uma decisão simbólica: seguir para o “norte”, o lado em Jujutsu Kaisen que representa a reencarnação e uma nova chance.
A relação com Uraume e o significado do final

Sukuna parte ao lado de Uraume, seu fiel seguidor, que também escolhe o “norte”. O epílogo do mangá mostra que Sukuna conheceu Uraume ainda criança, após o jovem acidentalmente matar os pais com uma técnica de gelo.
Sukuna o acolheu, e com o tempo surgiu entre eles uma relação genuína — algo raro na vida do Rei das Maldições. Essa ligação simboliza que Sukuna não era totalmente incapaz de sentir afeto, mesmo que esse lado tenha sido sufocado por sua visão distorcida do mundo.
Assim, o final de Sukuna não é apenas uma derrota física, mas também uma derrota ideológica. Yuji, mesmo sendo mais fraco, venceu ao mostrar que há valor na compaixão e nos laços humanos. Sukuna, antes símbolo do puro egoísmo e da destruição, parte em busca de uma nova vida, talvez aberta, enfim, à ideia de redenção.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Jujutsu Kaisen tem um anime desenvolvido pelo Studio Mappa (o mesmo de Attack on Titan) com duas temporadas disponíveis no Crunchyroll. No post de hoje, comentamos o que acontece com Sukuna no final de Jujutsu Kaisen.