Durante um bom tempo, Gohan passou de personagem mais forte à mero coadjuvante em Dragon Ball. É inegável que o fato de ter se afastado dos treinos para dar conta da sua vida acadêmica lhe fez perder boa parte do ímpeto guerreiro dos saiyajins, voltando a ter destaque somente na Saga do Torneio do Poder em Dragon Ball Super.
Mas afinal, quão forte é Ultimate Gohan em relação à Goku?
Atenção: falaremos sobre spoilers de Dragon Ball Super abaixo. Você foi avisado!
A verdade é que não se pode afirmar nada com muita precisão. Mas é possível fazer algumas inferências baseadas em fatos apresentados no anime.
Durante a Saga de Black, Trunks atingiu um nível de poder imenso quando voltou a treinar com seu pai no passado. Poucos dias de treino lhe garantiram atingir o nível de Super Saiyajin Rage, uma forma elevada de poder que foi capaz de segurar os avanços de Zamasu e Black quando nem mesmo o Super Saiyajin Blue apresentava dificuldades. O mesmo provavelmente aconteceu com Gohan após treinar com seu pai antes do Torneio do Poder. Estima-se que a influência dos poderes divinos de Goku e Vegeta tenham influenciado seus filhos mais velhos a ultrapassarem seus próprios limites, chegando a níveis de poder muito mais elevados sem que seja necessário atingir o modo Super Saiyajin God.
No caso de Gohan, seu poder ficou tão elevado que ele conseguiu segurar os avanço de Kefla mesmo quando esta entrou em modo Super Saiyajin. Durante a luta de Goku contra Kefla, somos informados que caso Goku estivesse em plena capacidade, ele derrotaria Kefla com muita facilidade. Mas, pelo fato de ter gasto muita energia em confrontos anteriores, Kefla parecia ter tudo para ganhar a luta com facilidade.
Sendo assim, como Gohan foi capaz de segura-la por um bom tempo e, baseando-se nas informações dadas pela própria série, podemos dizer que Gohan teria cerca da metade da força de Goku em modo Super Saiyajin Blue.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.