Afinal, Naruto e Kawaki podem se mover na velocidade da luz?

A recente luta entre Naruto e Delta em Boruto: Naruto Next Generations ressuscitou uma antiga discussão sobre a velocidade dos ninjas. Pode parecer absurdo, mas tanto durante esse combate, como no combate de Naruto contra Madara Jinchuuriki da Dez Caudas em Shippuden apresentam uma violação do Relatividade Geral de Albert Einsten. Nos dois casos, um ninja pareceu se deslocar mais rapidamente do que a luz… O que deveria ser impossível, certo?

Não que coisas e personagens mais rápidos que a luz não existam na ficção. Não seria a primeira vez. Mas apesar de incrivelmente fantástico, a escala de poder de Naruto não costuma incluir feitos desse tamanho, diferente de Cavaleiros do Zodíaco ou Dragon Ball, por exemplo.

Ambas as demonstrações de personagens supostamente mais rápidos do que a velocidade da luz aparecem após ataque as laser.

Em Shippuden, Madara utilizou o jutsu Arte Eremita: Estilo da Tempestade: Presa de Luz, para emitir um laser de sua boca… O qual Naruto desvia e escapa da morte inevitável, uma vez que esse jutsu foi capaz de dividir até mesmo uma Esfera do Caminho da Verdade.

Já em Boruto: Naruto Next Generations, ambos Naruto e Kawaki conseguem reagir a tempo de esquivar (ou de se colocar na frente, no caso de Kawaki) de literais raios laser emitidos pelos olhos de Delta.

Mas como lasers são luz e a luz viaja… Na velocidade da luz, reagir a esses golpes significaria que esses personagens podem se mover nessas velocidades, o que não faria o menor sentido.

A solução para essa questão, entretanto, é simples: esses ataques não estão viajando na velocidade da luz. Mesmo com o Quarto Databook Oficial afirmando isso sobre o golpe de Madara.

Tanto o jutsu de Madara quanto o golpe de Delta são feitos de chakra e não de luz. E como chakra tem massa, isso significa que ele não pode se mover tão rápido quanto a luz.

O Modo Bárion que recentemente apareceu em Boruto foi inicialmente explicado como uma analogia sobre fusão nuclear, sugerindo que o chakra que os dois estavam fundindo para criar essa nova transformação também é feito de átomos.

A luz viaja na velocidade máxima permitida em nosso universo (a velocidade da causalidade, no vácuo) por não possuir nenhuma massa. Qualquer coisa composta de átomos possui massa e, portanto, não pode se mover na velocidade da luz.

Dessa forma, se o chakra não for pura energia e possuir massa de alguma forma, é impossível que ele viaje nessa velocidade. O que inclusive casa bem com a representação dos ataques no anime, já que eles se movem muito menos rapidamente do que coisas na velocidade da luz deveriam.

Sendo assim, ninguém em Naruto viaja mais rápido do que a luz, nenhuma lei é violada e todos estamos bem.

Ou é só um anime sobre ninjas com superpoderes e estamos pensando demais…

Boruto: Naruto Next Generations é a sequência direta de Naruto Shippuden, tanto no anime quanto no mangá.

Nesta nova história, acompanhamos Boruto, filho de Naruto. Juntamente com seus colegas de Time 7, eles vivem novas aventuras e interagem com antigos e novos personagens da franquia.

Atualmente, Boruto está adaptando o terceiro grande arco do mangá, com a apresentação de Kawaki, Kashin Koji, Jigen e outros personagens marcantes da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll e ganha novos capítulos toda semana.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade